Aparecida
Tendência

Câmara aprova reajuste de professores e endurece regras fiscais em Aparecida

Novo piso da educação chega a R$ 4,8 mil; mudanças no Código Tributário ampliam exigências e reforçam controle sobre processos de cobrança

:

A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia aprovou nesta quarta-feira (15) dois projetos de impacto direto nas áreas de educação e arrecadação municipal. O primeiro, de número 121/2025, atualiza o piso salarial dos profissionais da educação da rede municipal e reestrutura a tabela de vencimentos da categoria. O segundo, o Projeto de Lei nº 085/2025, altera dispositivos do Código de Processo Administrativo Tributário e Fiscal, endurecendo regras e ampliando o controle sobre processos fiscais.

Com a nova legislação, o piso salarial dos professores com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais passa a ser de R$ 4.867,77. O reajuste, de 6,27%, terá efeito retroativo a 1º de maio de 2025. A proposta, no entanto, exclui da recomposição os cargos de Professor de Educação I – Especial, que já estavam contemplados pela nova estrutura remuneratória.

Na justificativa do projeto, o Executivo argumenta que a atualização é necessária para garantir a valorização do magistério e o cumprimento da legislação federal.

Já o segundo projeto aprovado altera a Lei nº 1.353/1994, que regula os processos administrativos tributários no município. A nova redação detalha documentos obrigatórios para os Autos de Infração — como mapas de apuração fiscal, notificações e guias — e amplia os poderes do presidente do Colegiado de Recursos Tributários (CRT). Com a mudança, o presidente poderá devolver processos à primeira instância ou à Procuradoria-Geral do Município, além de solicitar reformas de decisões quando considerar necessário.

Outro ponto relevante é a exigência de que pelo menos 80% dos representantes indicados pela Secretaria da Fazenda para o colegiado sejam auditores ou fiscais com pelo menos três anos de experiência. Para garantir estabilidade na atuação do CRT, as substituições de membros deverão ocorrer de forma gradual, limitada a 50% do total por vez.

As duas propostas seguem agora para sanção do prefeito e publicação oficial.

Se quiser, posso adaptar para versão impressa de jornal, redes sociais ou boletim interno. Deseja alguma dessas versões também?

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo