Pesquisa revela que 9 em cada 10 motoristas acreditam saber como reduzir impacto ambiental, mas poucos adotam ações efetivas
Estudo da Edenred expõe contradições entre percepção e prática sustentável no setor de transporte, responsável pelo maior aumento de emissões nas últimas décadas
Uma pesquisa realizada pela Edenred Mobilidade, empresa líder em soluções para o transporte na América Latina, revelou que 89% dos motoristas acreditam saber como reduzir seus impactos ao meio ambiente. No entanto, o dado contrasta com o levantamento da KPMG, que aponta o setor de transporte como o que mais ampliou suas emissões de gases de efeito estufa entre 2005 e 2022, com crescimento de 53% no período.
O levantamento, que ouviu cerca de 500 motoristas no Brasil, avaliou a percepção sobre práticas de mobilidade sustentável. A maioria dos entrevistados citou ações como direção eficiente e segura (30%), uso de etanol (24%) e compensação de emissões (16%) como medidas adotadas pelas empresas onde atuam. Ainda assim, 26% dos respondentes não souberam apontar nenhuma prática ambiental efetiva nas organizações.
“Apesar da aparente contradição, percebemos que o reconhecimento da necessidade de mudanças efetivas no setor vem ganhando força”, analisa Ariane Buzanello Negrão, Diretora de Produtos da Edenred Mobilidade.
O levantamento também apurou a percepção sobre as práticas empresariais, com um Net Promoter Score (NPS) de 87 pontos, patamar considerado de excelência na metodologia, que avalia o grau de satisfação e recomendação dos clientes.
Adesão lenta aos veículos sustentáveis
Mesmo com o crescimento expressivo do mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil — 94.616 unidades comercializadas nos sete primeiros meses de 2024, aumento de 138% em relação a 2023, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) —, apenas 4% dos motoristas afirmam possuir um veículo desse tipo. Por outro lado, 54% planejam adquirir um modelo elétrico ou híbrido até 2027.
A adesão tímida no Brasil ainda contrasta com dados da Europa, onde 15,6% dos novos automóveis vendidos em 2023eram de emissão zero, de acordo com a Federação Europeia de Transporte e Meio Ambiente (Transport & Environment).
O desafio da mobilidade de baixo carbono
Dentro desse contexto, iniciativas como o programa Move for Good, da própria Edenred, surgem para ajudar empresas e motoristas a mensurar, reduzir e compensar suas emissões. A companhia assumiu o compromisso de se tornar Carbono Net Zero até 2050.
“Oferecemos soluções que priorizam a sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental e incentivando práticas que garantem um futuro mais responsável para todos”, afirma Ariane.
O setor de transporte, responsável por uma fatia considerável das emissões globais, segue como um dos principais desafios na transição para uma economia de baixo carbono.