Aparecida

Cidadão de Aparecida terá acesso mais rápido e seguro a processos públicos com adoção digital integral

A partir de 1º de junho, moradores de Aparecida de Goiânia terão acesso mais rápido e seguro a documentos, requerimentos e trâmites com a implantação integral do processo administrativo digital na Prefeitura. A medida, prevista no Decreto Municipal nº 1.443, transforma todos os processos da administração pública municipal — direta e indireta — em registros digitais, com acesso online e possibilidade de acompanhamento em tempo real pelo cidadão.

Na prática, isso significa que solicitações de serviços públicos, requerimentos e processos administrativos passarão a ser feitos e acompanhados exclusivamente por meio do sistema PRODATA – módulo Digital Doc. Para o cidadão, o impacto mais direto será a redução do tempo de espera, o fim da necessidade de deslocamento físico a repartições e maior transparência sobre o andamento das demandas junto ao poder público.

“Essa medida coloca Aparecida em outro patamar de eficiência pública. Estamos saindo de um modelo lento e muitas vezes opaco para uma gestão digital, transparente e rastreável, onde o cidadão acompanha cada etapa com segurança”, afirma o prefeito Leandro Vilela.

Transparência e menos papel

A nova plataforma permite que o cidadão tenha acesso direto a processos, petições e despachos por meio eletrônico, com garantias de validade jurídica. Os documentos passam a ter o mesmo valor legal dos originais físicos, graças ao uso de assinatura eletrônica com autenticação e protocolos digitais. O sistema também respeita os critérios de sigilo previstos em lei, garantindo privacidade nos casos necessários.

Além do acesso facilitado, a digitalização elimina o uso de papel, o que contribui para a sustentabilidade e para a redução de custos operacionais com arquivamento físico, transporte interno de documentos e reprodução de cópias. Segundo a Prefeitura, esse novo modelo garante mais controle sobre os atos administrativos e reduz significativamente os gargalos e atrasos recorrentes em repartições públicas.

Transição organizada e suporte ao público

A Prefeitura garante que nenhum processo físico será perdido ou descartado: aqueles protocolados até 31 de maio poderão seguir em papel até sua conclusão. O novo modelo será aplicado apenas para autuações feitas a partir de junho. Toda a rede municipal já foi orientada para dar suporte ao público durante o período de transição.

Cada secretaria terá servidores capacitados para auxiliar tanto equipes internas quanto a população, com orientações sobre o uso da plataforma e o acesso às informações. A expectativa é de que a adaptação aconteça de forma gradual, mas com impacto positivo percebido já nos primeiros meses.

A implementação da digitalização total dos processos em Aparecida acompanha uma tendência nacional de modernização do serviço público. Com isso, a cidade se junta a outros grandes centros que já avançaram no uso da tecnologia como ferramenta para facilitar o acesso da população aos seus direitos e fortalecer a confiança nas instituições públicas.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

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