BrasilInternacionalMundo

Embaixada começa a registrar brasileiros interessados em repatriação

Não há plano oficial para evacuação

 

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv, Israel, deu início ao processo de identificação dos brasileiros que desejam deixar o país, em razão do recente conflito com o Irã, iniciado em 13 de junho. Em alerta consular divulgado hoje (20), a representação diplomática informou que monitora os impactos dos ataques com mísseis e outros projéteis lançados contra o território israelense, além de disponibilizar um formulário para preenchimento dos brasileiros em Israel.

“De modo a permitir a identificação e localização atualizadas de brasileiros que se encontram em Israel e que tenham intenção de deixar o país, a embaixada solicita que seja preenchido o formulário abaixo indicado”, diz o comunicado.

O formulário deve ser respondido por pessoa, independentemente da idade. Entretanto, a embaixada disse que, até o momento, “não há um plano para eventual operação de repatriação ou evacuação de brasileiros a partir de Israel.

O governo de Israel mantém fechado o Aeroporto Ben-Gurion e o espaço aéreo do país para todos os voos, sem previsão de reabertura. Apenas aeronaves com autorização excepcional, concedida pela Autoridade de Aviação Civil de Israel (ICAA) e pelo centro de operações do respectivo aeroporto, podem operar.

O alerta consular diz ainda que os brasileiros interessados em deixar o país por via terrestre deverão fazê-lo por meios próprios. Neste momento, os postos de fronteira terrestre estão operacionais, seguindo horários específicos, que podem ser consultados na página que traz informações sobre pagamento de taxas e demais orientações.

A embaixada orienta avaliar os riscos da empreitada e seguir, com atenção especial, às regras de segurança pertinentes e a eventuais exigências de visto nos países para os quais tencionam se deslocar. “A assistência consular possível nesses casos é limitada”, diz o comunicado.

Na quinta-feira (18), o governo israelense, por meio do Comando da Frente Interna (Homefront Command/Pikud HaOref), reduziu o nível de alerta na maior parte do pais para estado de Atividade Limitada. A decisão, vigorará, a princípio, até às 20h deste sábado.

O comando também define os horários de funcionamento dos postos de fronteira e as restrições de segurança, que podem ser alterados a qualquer momento, conforme a evolução do cenário se segurança.

“Recomenda-se, portanto, verificar continuamente as fontes oficiais aqui indicadas antes de qualquer deslocamento”, diz o alerta.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv reitera ainda o Alerta Consular, vigente desde outubro de 2023, que recomenda evitar viagens não essenciais a Israel.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo