Cidades

Dona de supermercado é presa em flagrante por furto de energia, em Caldas Novas

Durante a ação, foram realizadas 55 inspeções que resultaram na identificação de 14 fraudes

A Equatorial Goiás, em parceria com as Polícias Civil e Científica, realizou uma operação de combate ao furto de energia elétrica nos municípios de Caldas Novas e Rio Quente. Durante a ação, foram realizadas 55 inspeções que resultaram na identificação de 14 fraudes, incluindo ligações clandestinas e adulterações em medidores de grandes estabelecimentos comerciais.

Um dos flagrantes mais graves foi registrado na terça-feira, 24, onde um comércio localizado no Bairro Santa Efigênia, em Caldas Novas, onde a rede elétrica funcionava sem medidor. A responsável pelo local foi presa em flagrante e encaminhada à delegacia. Nesta quarta-feira (25), a operação também atingiu uma rede de supermercados, com cinco lojas inspecionadas — quatro em Caldas Novas (Centro e Bairro Turista) e uma em Rio Quente — todas com indícios de adulteração nos medidores.

Intensificação no combate às perdas

As ações fazem parte da estratégia contínua da Equatorial Goiás para reduzir perdas no sistema elétrico. Desde o início da concessão, a distribuidora já promoveu 475 operações de fiscalização, resultando em 289 prisões. Somente em 2025, foram realizadas 117 operações, com 77 pessoas presas por fraudes. Em 2024, os números somaram 290 operações e 158 prisões, evidenciando o trabalho integrado com os órgãos de segurança pública.

Riscos à população e prejuízos à rede

O furto de energia, além de ser crime, coloca em risco a segurança de todos. Ligações ilegais podem causar sobrecargas, curtos-circuitos, incêndios e choques elétricos, comprometendo a estabilidade da rede e prejudicando quem consome energia de forma regular. A prática ilegal atinge diferentes setores, como comércios, hotéis, residenciais e centros de treinamento, demonstrando o alcance e os perigos dessas fraudes.

Denúncias

A Equatorial Goiás reforça o papel da população no combate ao furto de energia. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800 062 0196, disponível 24 horas por dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo