Defensoria Pública abre inscrições para reconhecimento de paternidade em Goiás
Programa Meu Pai Tem Nome realiza reconhecimento socioafetivo e biológico (com ou sem DNA)
Estão abertas as inscrições para o programa Meu Pai Tem Nome, promovido pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO). A iniciativa oferece a possibilidade de reconhecimento de paternidade ou maternidade, tanto biológico quanto socioafetivo, com ou sem necessidade de exame de DNA — inclusive em casos de pais, mães ou filhos já falecidos. As inscrições seguem até o dia 8 de agosto e podem ser feitas via WhatsApp ou presencialmente, nos municípios que contam com unidade fixa da DPE-GO.
O programa busca enfrentar um problema persistente: nos últimos cinco anos, 42.071 crianças foram registradas sem o nome do pai no estado de Goiás.
Neste ano, o Dia D do Meu Pai Tem Nome será realizado no dia 16 de agosto, em todo o país. A ideia é que, nesta data, os inscritos possam receber os resultados de eventuais exames de DNA ou realizem as mediações necessárias. A Defensoria reforça a importância de que as famílias interessadas procurem atendimento o quanto antes, para garantir participação na ação nacional.
“Nosso desejo é que haja tempo hábil para que os interessados apresentem os documentos solicitados e que possamos dar os encaminhamentos necessários. Mais do que um nome em uma certidão, esse reconhecimento representa dignidade e amplia o exercício da cidadania. Queremos que o Dia D possa ser um momento de celebração dessas famílias”, expõe o coordenador do programa, defensor público Bruno Malta.
Diferencial
Um dos diferenciais do programa Meu Pai Tem Nome é a possibilidade de reconhecer não apenas vínculos biológicos, mas também socioafetivos e pós-morte. A atuação é reforçada pelo trabalho do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), que conta com psicólogos e assistentes sociais especializados. Quando necessário, a equipe de psicólogos e assistentes sociais do CAM elaboram os estudos psicossociais que fundamentam os pedidos e garantem a comprovação dos vínculos.
Dia D
O Dia D do Meu Pai Tem Nome será realizado no dia 16 de agosto, com atendimentos presenciais em oito municípios goianos: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Anápolis, Valparaíso de Goiás, Luziânia e Águas Lindas de Goiás. Nesta última cidade, o evento será promovido pela primeira vez e marcará a chegada da primeira unidade da DPE-GO no município, prevista ainda para este ano. Nos demais municípios do estado, o atendimento será on-line, com mediações feitas por videoconferência.