Com três anos de antecedência, Jogos de Los Angeles divulgam calendário provisório
Segundo os organizadores, o cronograma com detalhamento completo será divulgado ainda este ano
A exatos três anos da abertura dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 (LA 28), o comitê organizador divulgou a primeira versão detalhada do calendário das competições. Uma mudança significativa em relação às edições anteriores é a inversão das semanas das provas de atletismo e natação: o atletismo será realizado na primeira semana do evento, enquanto a natação ocorrerá na segunda.
A alteração se deve ao So-Fi Stadium, local das provas de natação e também palco da cerimônia de abertura, marcada para 14 de julho, às 21h (horário de Brasília), em conjunto com o LA Memorial Coliseum. Segundo os organizadores, o estádio, localizado em Inglewood, precisará de alguns dias após a cerimônia para ser adaptado para as competições aquáticas.
Outra novidade anunciada é a inclusão de quatro modalidades — basquete, polo aquático, críquete e hóquei na grama — entre os esportes coletivos que terão jogos de estreia antes da cerimônia oficial. Além desses, o calendário já previa partidas de futebol, handebol e rugby sevens.
“O calendário das competições olímpicas foi meticulosamente desenvolvido para garantir que os melhores atletas do mundo possam competir em Los Angeles”, disse em comunicado oficial o diretor-executivo da LA28 Reynold Hoover.
Outra alteração anunciada para os jogos refere-se ao esporte que entregará a primeira medalha olímpica. Tradicionalmente, os primeiros pódios eram do tiro esportivo, mas desta vez as primeiras medalhas serão concedidas aos competidores do triatlo, na manhã de 15 de julho, em Venice Beach.
A maratona, por sua vez, manterá a tradição de ocorrer no último fim de semana dos Jogos, com prova marcada para o LA Memorial Coliseum. O 15º dia da competição deve concentrar a maior entrega de medalhas, com 16 finais de esportes coletivos e 19 finais individuais. A cerimônia de encerramento está prevista para 30 de julho, também no LA Memorial Coliseum, a partir da meia-noite (horário de Brasília).
O calendário dos Jogos foi elaborado em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI), as federações internacionais e o Olympic Broadcasting Services (serviços de transmissão olímpica). Segundo os organizadores, o cronograma completo e detalhado será divulgado ainda neste ano.