O Ministério das Cidades divulgou na última sexta-feira, por meio de portaria, a seleção de propostas para o Programa Novo PAC – Mobilidade Urbana, que visa uma renovação da frota de veículos do transporte coletivo do setor privado.
Os projetos serão implantados a partir de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), visando a aquisição de ônibus para o transporte urbano no Brasil.
No total, serão entregues 634 novos ônibus da categoria Euro 6, que vão reforçar a frota de 21 localidades em todas as regiões do Brasil. O investimento total é de aproximadamente R$ 540 milhões.
Em goiás, os principais beneficiados são a região do Entorno e a Capital. A HP Transportes deve receber R$ 112 milhões para a aquisição de 100 novos veículos, que vão atender as cidades de Goiânia, Aparecida, Abadia de Goiás, Aragoiânia e Hidrolândia.
Os novos ônibus serão equipados com a tecnologia Euro 6, como alguns dos veículos que já rodam pela capital e região metropolitana. Os veículos ainda utilizam o diesel como combustível, mas emitem menos gases poluentes, sendo capazes de converter até 85% dos gases que seriam jogados na atmosfera.