GoiásTurismo

Turismo em Goiás registra alta pelo oitavo mês seguido, aponta IBGE

Estado registrou aumento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado

O setor de turismo em Goiás segue em trajetória de crescimento. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de atividades turísticas no estado cresceu 4,3% em maio de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Esse é o oitavo aumento consecutivo registrado. No acumulado do ano, a alta é de 6,2% e, em 12 meses, chega a 7,2%.

Para o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, os bons resultados refletem os investimentos realizados pelo Governo de Goiás, especialmente na área da segurança pública. “Com a queda nos índices de criminalidade, conseguimos não só atrair novos visitantes, mas também fidelizar os turistas que já conhecem as belezas do nosso estado”, afirmou.

Naves também destacou a diversidade de destinos que Goiás oferece, com potencial para agradar diferentes perfis de turistas. “Temos 97 municípios integrados ao nosso Mapa do Turismo, organizados em 12 regiões turísticas, como Chapada dos Veadeiros, Terra Ronca, Águas Quentes, Vale do Araguaia, entre outras. Essa variedade é um diferencial competitivo para o estado”, reforçou.

Cenário nacional

Enquanto Goiás comemora avanços, o cenário nacional teve retração. A pesquisa do IBGE mostrou que, no Brasil, as atividades turísticas recuaram 0,7% em maio de 2025 em relação ao mês anterior, após um crescimento de 3,2% em abril. Ainda assim, o setor permanece 12,4% acima do nível registrado em fevereiro de 2020, no período pré-pandemia, e apenas 1,1% abaixo do recorde da série histórica, alcançado em dezembro de 2024.

A PMS é responsável por acompanhar o desempenho conjuntural do setor de serviços no Brasil, com foco na receita bruta das empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais empregados, exceto nas áreas de saúde e educação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo