A Prefeitura de Aparecida de Goiânia segue avançando com as obras de reestruturação viária em diversas regiões da cidade. Nesta terça-feira, 15, equipes técnicas da gestão municipal, acompanhadas do prefeito Leandro Vilela e de representantes da Corporação Andina de Fomento (CAF), realizaram vistorias em dois trechos estratégicos de obras de infraestrutura urbana.
As intervenções integram o Programa de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio II e têm como principal objetivo ampliar a mobilidade urbana e preparar a cidade para o crescimento planejado. No Setor Expansul, está em construção um bueiro celular com via de ligação entre a Rua Guará e a Avenida Caiapós, no Jardim Eldorado. Já entre os setores Serra Dourada e Jardim Belo Horizonte, estão sendo instaladas galerias pluviais que conectam até o Viveiro de Parques e Jardins e o Residencial Águas Claras.
Ambas as obras incluem terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica, calçadas com acessibilidade, paisagismo e sinalização viária, atendendo às normas técnicas de urbanização e sustentabilidade.
As vistorias complementam visitas realizadas na segunda-feira, 14, quando foram inspecionadas frentes de trabalho em cinco importantes eixos viários: a duplicação da ponte na Avenida Uirapuru (Morada dos Pássaros), a trincheira na Avenida das Nações (Buriti Sereno), o Eixo 1A (entre a Avenida Prado Júnior e o Anel Viário), a alça de acesso entre os Eixos LO-02 e LO-03, e o trecho já pavimentado do Eixo LO-01, ligando o Jardim Alto Paraíso ao Aeroporto Sul.
Financiadas com recursos de um empréstimo internacional de R$ 72,7 milhões junto à CAF, viabilizado após a quitação de uma dívida de R$ 13 milhões da gestão anterior, as obras buscam resolver gargalos históricos de acesso e drenagem, melhorar o tráfego de veículos e promover o ordenamento urbano.
“Essas intervenções são transformadoras para Aparecida. Estamos tirando do papel obras esperadas há décadas, com planejamento técnico e responsabilidade fiscal”, afirmou o prefeito Leandro Vilela. Segundo o secretário de Infraestrutura, Alfredo Soubihe, os novos eixos vão “garantir fluidez ao trânsito, conectar regiões importantes e permitir o surgimento de novos empreendimentos”.