O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), iniciou nesta terça-feira, 15, o período de cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil (PLE) para alunos da Região Metropolitana de Goiânia e da cidade de Anápolis. Os estudantes têm até o dia 17 de outubro de 2025 para solicitar a inclusão ou renovação do benefício.
O PLE integra o programa Goiás Social e garante transporte gratuito para estudantes regularmente matriculados. São oferecidas até 48 viagens mensais por aluno, com o objetivo de combater a evasão escolar e facilitar o deslocamento até as instituições de ensino.
Como se cadastrar
Estudantes novatos (que ainda não se cadastraram em 2025) devem acessar o site juventude.go.gov.br, preencher o formulário e anexar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de matrícula, comprovante de endereço e foto 3×4. Já os veteranos que ainda não atualizaram o cadastro neste ano devem fazer o recadastramento dentro do mesmo prazo.
Após aprovação, o cartão do Passe Livre estará disponível para retirada no Vapt Vupt escolhido pelo estudante, em até 15 dias. O agendamento para retirada deve ser feito no site: www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.
A cobertura do programa na Região Metropolitana inclui os municípios de Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
Atendimento específico para Anápolis
Em Anápolis, o procedimento de cadastro deve ser realizado presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206. É necessário apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4.
Após a análise e aprovação da documentação, o cartão poderá ser retirado em até sete dias úteis no terminal urbano de Anápolis, na Rua Tonico de Pina, Setor Central.
O Governo de Goiás reforça a importância de que todos os estudantes verifiquem a situação do benefício e realizem a atualização cadastral, garantindo o acesso ao transporte público gratuito durante o ano letivo.Parte inferior do formulário