Cidades

Reeducandos trabalham na limpeza e roçagem do Morro da Serrinha

Área recebe manutenção preventiva e deve ficar fechada para visitação por cerca de um mês

O Morro da Serrinha, Área de Preservação Permanente (APP) localizada em Aparecida de Goiânia, está fechado para visitação pública por cerca de um mês devido à realização de serviços de manutenção preventiva, como limpeza, roçagem e construção de aceiros — barreiras que evitam a propagação de queimadas.

As atividades começaram no início da semana, e são executadas por reeducandos do regime fechado do Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel, como parte de um convênio entre a Secretaria-Geral de Governo (SGG) e a Polícia Penal de Goiás. Os cinco detentos envolvidos são remunerados e recebem remição de pena, conforme determina a Lei de Execução Penal (LEP).

Na quarta-feira (16/7), uma queimada foi registrada próxima à guarita do local, mas foi rapidamente controlada pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a superintendente de Cidades, Thaís Moraes, uma ocorrência será registrada para apurar as causas do incêndio e responsabilizar os envolvidos.

Durante o período de seca, o risco de queimadas aumenta, e por isso estamos realizando ações preventivas no Morro da Serrinha. Preservar essa área verde urbana é essencial para melhorar a qualidade do ar, regular o clima e oferecer um espaço de bem-estar à população”, destacou Thaís.

A superintendente informou que já foi executado o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), iniciado em julho de 2024, e que a próxima fase será a revitalização completa do Morro da Serrinha, que prevê a criação de um parque urbano.

O local já conta com cercamento, vigilância 24 horas, pista de caminhada, praças internas, academia ao ar livre, sinalização com placas informativas e convênio com o Corpo de Bombeiros para rondas diárias. Apesar do fechamento da visitação interna, a pista de caminhada continua liberada para atividades esportivas.

Campanha “Fogo Zero na Serrinha” busca prevenir queimadas

Desde 2022, foram registrados dez focos de incêndio no Morro da Serrinha, conforme dados do Corpo de Bombeiros. Para combater esse cenário, a SGG, por meio da Subsecretaria de Políticas para Cidades e Transporte, lançou a campanha educativa “Fogo Zero na Serrinha”, em parceria com o Corpo de Bombeiros.

A iniciativa inclui palestras educativas para alunos da educação infantil, realizadas em uma escola particular de Goiânia, e deve ser retomada após as férias escolares. Outro destaque é o lançamento do gibi “Labareda e o Fogo na Floresta”, com personagens inspirados na fauna do Cerrado, como o lobo-guará, o tamanduá e a capivara, que ensinam sobre a importância da prevenção às queimadas.

A revista foi criada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semad), o Corpo de Bombeiros e a Fundação Dom Pedro II, e será distribuída gratuitamente nas escolas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo