GoiásNotícias

Caiado apresenta avanços de Goiás a empresários japoneses

Evento foi promovido pelo Consulado-Geral do Brasil no Japão, em parceria com a Goiás Turismo.

Durante agenda oficial no Japão, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participou nesta quinta-feira, 17, de um seminário com empresários japoneses e brasileiros da cidade de Hamamatsu, onde proferiu a palestra intitulada “Goiás é exemplo de gestão para o Brasil”. O evento foi promovido pelo Consulado-Geral do Brasil no Japão, em parceria com a Goiás Turismo.

Em sua fala, Caiado apresentou um panorama da situação do estado ao assumir o governo em 2019, mencionando entraves financeiros, dívidas com servidores e altos índices de violência. O governador destacou medidas adotadas ao longo dos últimos seis anos, incluindo ações nas áreas de segurança pública, educação e tecnologia.

Segundo ele, Goiás implementou um conjunto de políticas que, na sua avaliação, contribuíram para avanços em diversos setores. Ele citou, entre outras iniciativas, o uso de recursos em programas sociais, como o Goiás Social, que reúne ações voltadas ao combate à pobreza, habitação, alimentação e qualificação profissional.

O governador também abordou investimentos em Inteligência Artificial, ressaltando que o estado abriga o primeiro curso superior do Brasil voltado à área, além de um centro de excelência e uma legislação específica para o tema. Caiado afirmou que Goiás busca parcerias internacionais para desenvolvimento de projetos tecnológicos.

Durante o evento, representantes da comunidade brasileira local também se pronunciaram. O diretor do setor internacional da Prefeitura de Hamamatsu, Yoshikazu Matsui, lembrou que em 2025 serão celebrados os 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão. O presidente do Conselho de Cidadãos Brasileiros da cidade, Eber Toyohashi, manifestou interesse em estreitar os laços com Goiás.

O Cônsul-Geral do Brasil no Japão, Aldemo Garcia, destacou dados econômicos e de segurança do estado, além da visita da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, a uma escola local.

Ainda em Hamamatsu, Caiado concedeu entrevista ao jornal japonês The Yomiuri Shimbun, na qual avaliou a missão do governo goiano no país asiático e comentou sobre a relação entre Goiás e a comunidade nikkei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo