Esporte

Decretos permitem jogos de futebol, mas exigem cumprimento de protocolos

Júnior Schumacher

Decretos elaborados pelas prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e da Região Metropolitana permitem a realização de jogos de futebol, desde que seguindo protocolos das entidades organizadoras e que não recebam público. O texto foi divulgado no sábado, 27, pouco antes do início da final do Campeonato Goiano de 2020, entre Atlético/GO e Goianésia.

De fato nada muda no meio futebolístico, pois tais atitudes já vinham sendo tomadas desde que o futebol brasileiro retornou, em meados de agosto do ano passado. Os decretos têm medidas de restrição para conter a propagação da contaminação por coronavírus. Tais restrições tiveram início ontem, 1º, e valem por sete dias, com possibilidades de prorrogação por mais sete dias.

No último domingo começou o Goianão 2021. Outras competições, nacionais e internacionais, também válidas pela temporada deste ano, vão ter início nas próximas semanas. De Goiânia e da Região Metropolitana, Atlético/GO, Goiás, Vila Nova e Aparecidense disputam o Campeonato Goiano.

Dizem os decretos que: “durante o período de que trata o caput deste artigo (sete dias) fica autorizada a realização das partidas de competições profissionais de futebol, desde que sejam cumpridas todas as normas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Goiana de Futebol (FGF), sem a presença de público.”

Em meados de março de 2020, decreto do governo de Goiás proibiu competições e atividades nos clubes. Eram as primeiras medidas restritivas em Goiás por causa da pandemia de Covid-19. O Goianão foi paralisado e só foi retomado em janeiro de 2021.

No ano passado, os clubes ficaram cerca de 40 dias parados e voltaram aos treinos no fim de maio por causa de um decreto da prefeitura de Goiânia que permitiu. O Atlético/GO chegou a fazer atividades dias antes do documento sair.

Pouco depois, houve nova restrição por curto período e os clubes chegaram a treinar em Trindade para fugir das restrições em Goiânia. As competições foram retomadas em agosto, mas o Estadual ficou para os dois primeiros meses de 2021.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo