Estoque acaba e Aparecida só vacina quem fez agendamento
Eduardo Marques
Aparecida de Goiânia não vai promover a Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 nesta semana para novas pessoas. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município, as aplicações ocorrem exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para quem já agendou o serviço pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A SMS informa que todas as vagas disponibilizadas pela ferramenta já foram preenchidas, tanto para a aplicação da primeira dose, quanto da segunda, e que por isso não é possível fazer novos agendamentos.
Segundo a pasta, nesta semana os dois postos de drive-thru (da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades) não estão funcionando. A cidade aguarda o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde para retomar a vacinação em idosos com mais de 70 anos. Até o momento, 12.500 imunizantes já foram aplicados em pessoas dessa faixa etária, sendo mais de três mil somente na última quinta e sexta-feira, 4 e 5.
De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS de Aparecida, Renata Cordeiro, devido à alta procura pela vacinação por idosos acima de 70 anos, o município utilizou todo o estoque de primeira dose. “Nós tivemos uma alta procura pela vacinação por idosos com mais de 70 anos e utilizamos todo o nosso estoque de primeira dose para imunizar o máximo possível de pessoas no menor espaço de tempo. Na quinta-feira tivemos a maior demanda, dia em que administramos mais de duas mil doses, sendo necessário até mesmo fazer o gerenciamento de filas, distribuindo senhas para quem procurou um dos dois drives”, comentou.
Renata ressaltou ainda que além disso, todas as vagas disponibilizadas pelo aplicativo para esta semana já foram preenchidas. “Iniciamos o sábado sem vacinas no estoque para a primeira aplicação e suspendemos os drives. Assim que o Ministério da Saúde nos enviar novas doses, retomaremos as atividades em todos os postos do município. Na próxima semana, serão disponibilizadas novas vagas para a aplicação da segunda dose.”
Segundo a gestora, todos os idosos acima de 70 anos residentes em Aparecida serão vacinados: “Só precisamos aguardar uma nova remessa do MS para continuarmos imunizando quem porventura não tenha conseguido agora”. Ela destaca ainda que a vacinação domiciliar em idosos acamados com mais de 60 anos continua por meio de agendamento pelo telefone (62) 3545-5868.
Vacina traz esperança para a economia do município
A chegada da vacina contra a Covid-19 traz ânimo e otimismo para o comércio e o setor de serviços em Aparecida de Goiânia. Duramente impactados pelas medidas restritivas impostas pela pandemia, esses setores veem na imunização a chance da retomada da economia. Ao Diário de Aparecida, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (ACIRLAG), Maione Padeiro, garante que a vacinação traz esperanças para a economia.
“Nós não podemos deixar o setor produtivo esperando. Temos de aproveitar nossos aprendizados até agora, continuando com as medidas restritivas, até que consigamos vacinar toda a população com as duas doses, o que ainda significa que temos de retornar às nossas atividades seguindo os novos protocolos. Não é restringindo o setor produtivo que vamos conter o coronavírus”, defendeu.
Para Padeiro, se não houver união entre poderes para garantir a vacinação a toda população, a sociedade continuará assistindo o número nefasto de mortes por Covid-19. “Defendemos muito a vacinação. Se não tiver uma responsabilidade do Governo Federal, do Governo Estadual e dos municípios em comprar vacina, nós vamos continuar perdendo vidas. Infelizmente não temos vacinas para todos. Hoje a nossa esperança é vacina. Tem investido bilhões, todo mundo em calamidade, todo mundo preocupado, todo mundo estressado, cansado. Se não tiver vacina para conter um pouco, todos os dias vamos ver notícias de família ceifadas, perdendo a guerra contra essa maldita doença”, lamentou ao DA.