Família de Mendanha está quase toda contaminada. Pai está em estado gravíssimo
Da Redação
O prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha (MDB) passa por um momento difícil: a Covid-19 contaminou grande parte da sua família e ameaça a vida do seu pai, o ex-deputado estadual Léo Mendanha.
Foram acometidos pelo coronavírus a mulher, Mayara, a mãe, dois filhos e cinco tios. O pai Léo Mendanha encontra-se em estado gravíssimo: depois de intubado na Clínica Santa Mônica, em Aparecida, foi transferido às pressas no último sábado, 20, para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o mesmo onde faleceu o prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela.
Segundo o próprio Gustavo Mendanha, seu pai foi levado para SP para se submeter à máquina ECMO, que realiza de forma extracorpórea as funções vitais do organismo e foi, inclusive, utilizada sem sucesso no caso de Maguito. O equipamento é o último recurso para os pacientes críticos acometidos pelo novo coronavírus, a um custo financeiro proibitivo.
Mendanha se encontra sob pressão, depois de adotar medidas mais flexíveis, em Aparecida, para a prevenção e o enfrentamento à Covid-19, alvo de críticas generalizadas pelo fato de manter a cidade funcionando diariamente com 50% das suas atividades econômicas não essenciais e com isso sabotando os esforços de prevenção até mesmo em Goiânia, município vizinho, onde o comércio, indústria e serviços estão fechados.
O prefeito chegou a ser acusado de negacionista, depois de promover uma live no Instagram com o extremista bolsonarista Gustavo Gayer, que liderou o fechamento da BR-153, há poucos dias, provocando um congestionamento de 18 quilômetros que inclusive atrasou ambulâncias que transportavam vítimas da Covid-19 e contribuiu para agravar o seu estado de saúde.
A capacidade do sistema de Saúde de Aparecida para atender e tratar os pacientes do coronavírus, graves ou não, está no limite. Já existem registros de mortes por falta de UTIs. O município está em 1º lugar no Estado quanto a taxa de incidência da Covid-19, neste momento proporcionalmente a mais alta por 100 mil habitantes, dentre as maiores cidades goianas.