Prefeitos entram em acordo para eleger próxima diretoria da AGM
Na manhã de ontem, 29, aconteceu, de forma virtual, uma assembleia geral extraordinária da Associação Goiana de Municípios (AGM), quando vários assuntos foram discutidos, relativos a mudanças no estatuto da entidade. Dos 246 municípios, participaram mais de 50 prefeitos. A assembleia foi presidida pelo prefeito de Gameleira, Wilson Junior, e um dos temas discutidos foi a mudança de um item do estatuto que trata da prorrogação do atual mandato.
No ano passado, diante das atuais circunstâncias provocadas pela pandemia, decidiu-se, em assembleia geral, pela prorrogação do mandato dos atuais diretores até fevereiro do ano que vem.
Muitos dos participantes da assembleia de ontem tiveram a oportunidade de expor suas ideias sobre o assunto, demonstrando opiniões divididas. Entretanto, na oportunidade, vários prefeitos demonstraram reconhecimento e elogiaram o trabalho que vem sendo feito pela atual diretoria, que tem à frente o presidente Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho).
No final da reunião houve um acordo, de forma democrática, de que em aproximadamente um mês vai acontecer uma nova eleição. A convocação e a definição de uma data serão feitas em breve.
Paulinho afirmou que recebeu a decisão “com naturalidade, pois ocorreu de forma democrática”, e agradeceu a todos pelos elogios e pelo reconhecimento ao trabalho que vem realizando frente à presidência da entidade.
O principal questionamento colocado em pauta pelos defensores da mudança no estatuto foi o fato de os cargos da diretoria serem ocupados atualmente por ex-prefeitos e não por atuais detentores de mandato, fato ocorrido em decorrência da prorrogação.
Vale ressaltar que em vários Estados brasileiros e na própria Confederação Nacional de Municípios (CNM), cargos diretivos de entidades que representam os municípios são ocupados por ex-prefeitos.
Durante a assembleia, vários gestores confirmaram sua pretensão de se candidatar para disputar a presidência da AGM na próxima eleição.