Notícias

Campanha Maio Amarelo é tema da live Prefeitura Digital de Goiânia

O secretário municipal de Mobilidade de Goiânia, Horácio Mello, e o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurélio Ramalho, idealizador da campanha Maio Amarelo no Brasil, foram os convidados de ontem, 3, da live Prefeitura Digital. Eles falaram sobre a temática da campanha em Goiânia, que é “Eu respeito a faixa, eu respeito a vida: pratique no trânsito”.
Horácio explicou que o objetivo da campanha é conscientizar o goianiense sobre a importância do respeito e da responsabilidade no trânsito. “Uma das diretrizes do prefeito Rogério Cruz e da primeira-dama Thelma Cruz é que a gente proporcione um trânsito mais seguro em toda a cidade. Daí a necessidade de ações efetivas, que realmente mudem a nossa realidade”, declarou.
O secretário lembrou que os acidentes são causados pelas escolhas dos motoristas e que, por isso, podem ser evitados. “Acidentes não são por acaso. O cidadão decide pelo uso da cadeirinha, define a velocidade do automóvel e escolhe parar ou não na faixa de pedestre”, pontuou.
Já o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurélio Ramalho, parabenizou a Prefeitura de Goiânia pela escolha do tema. “A prefeitura está de parabéns por ter definido a sinalização de travessia como temática. Na minha opinião, parar na faixa de pedestre é o maior ato de cidadania no trânsito, pois é uma ação em benefício do outro”, opinou Ramalho.

Oitava edição
O secretário destacou a importância do tema e lembrou que o trânsito é motivo de estudo no mundo inteiro. “A ONU [Organização das Nações Unidas] e todo o mundo estudam o trânsito”, pontuou.

Pandemia
Horácio fez um comparativo com a pandemia, alegando que, “para o trânsito, não há vacina”. “Por isso a importância de ações educativas”, destacou.

Agentes
O titular da Secretaria de Mobilidade também disse que a multa é “um mal necessário” para aqueles que não respeitam as leis de trânsito. “Por isso chamamos nossos agentes de bombeiros das ruas, porque eles atuam para evitar infrações e orientar cidadãos e não para perseguir.”

Programa Vida
no Trânsito
Horácio falou sobre o programa da Prefeitura de Goiânia “Vida no Trânsito”, em parceria com o Ministério da Saúde, Denatran e outros órgãos brasileiros para segurança no trânsito e redução de mortes e feridos.

Uso da seta
Diretor-presidente do ONSV, Ramalho frisou a importância da comunicação no trânsito, ou seja, o uso da seta. “Quanto antes for sinalizada, melhor. Os motoristas precisam saber o que você fará. É uma informação importante.”

Cartilha
De acordo com Ramalho, em dois dias de campanha, a cartilha disponibilizada no site do Movimento Maio Amarelo teve mais de seis mil downloads. Já o vídeo da campanha, estrelado pelo ator Lima Duarte, teve mais de 150 views. O endereço da página é maioamarelo.com.

Mulheres em situação de vulnerabilidade recebem cursos de qualificação profissional

Desde o início da pandemia, as mulheres foram as primeiras a perder o emprego, sendo que a grande maioria são chefes de família. Preocupada com essa realidade, a Prefeitura de Goiânia lançou o programa (IN)NOVAGYN Mulher, que oferece cursos de qualificação profissional para aquelas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Ao todo, a ação vai formar 200 mulheres. Para um melhor aproveitamento, o projeto foi dividido em quatro grupos. Na manhã de ontem, 3, cerca de 50 pessoas inscritas no projeto participaram da primeira etapa, transmitida pela plataforma do Google Glass/Google Meet. O curso totalmente gratuito, na modalidade de Ensino a Distância, terá três dias de aprendizado com os seguintes conteúdos: Planejamento Estratégico, Atendimento ao público, Marketing e Mídias Digitais e Finanças. A formação possui carga horária de 12h.
A capacitação, que possui ênfase em tecnologia, pretende oferecer às mulheres novas habilidades para que elas possam empreender no ambiente virtual e assim comercializar seus produtos em tempos de pandemia e pós-pandemia. Para a secretária da Mulher, Tatiana Lemos, esse é apenas o começo das capacitações de mulheres no governo de Rogério Cruz. “A Secretaria da Mulher vai oferecer cursos durante todo o ano, a distância e presencial, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19. Vamos, juntos, mudar essa realidade.” Ao final do curso, as alunas receberão certificado digital de conclusão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo