Caiado valoriza os 99 anos de Aparecida com mais obras
Helton Lenine –
O governador Ronaldo Caiado (DEM/foto) liberou um pacote de obras para Aparecida de Goiânia: casas populares, saneamento básico, reformas em unidades de saúde e de segurança pública, reformas e construção de escolas, além de programas que estimulam a geração de empregos e renda. “Tenho compromisso com Aparecida, pois tive votação consagradora em 2018”, diz o governador.
Memória
Nesses 99 anos de aniversário de fundação de Aparecida de Goiânia, é hora de reverenciar os ex-prefeitos que já faleceram: Tanner de Melo, Norberto Teixeira, Sebastião Viana e Maguito Vilela.
No batente
Seguem trabalhando em benefício da comunidade aparecidense os ex-prefeitos Freud de Melo, Ademir Menezes, José Macedo e o atual, Gustavo Mendanha.
Família Melo
A família Melo já ofereceu dois prefeitos, Tanner e Freud, para Aparecida de Goiânia , e um vice-prefeito, Tanner de Melo Júnior.
Herdeiros
Dois “herdeiros políticos” de Maguito Vilela poderão disputar as eleições de 2022: o filho Daniel Vilela, que vai concorrer à Câmara Federal, e a viúva, Flávia Teles, que deve disputar cadeira à Assembleia Legislativa. Ambos pelo MDB.
De longe
Professor Alcides veio de Remanso, na Bahia, para Aparecida de Goiânia, ainda adolescente, com a família. Marlúcio Pereira chegou à cidade vindo de Brasília.
Cidade-dormitório
Após longos anos, Aparecida de Goiânia deixou de ser a “cidade-dormitório”, tendo vida própria, do ponto de vista econômico e social.
Norte e Nordeste
Desde a década de 1970, Aparecida de Goiânia constituiu sua comunidade a partir de retirantes das regiões Norte e Nordeste do País.
Paraquedistas
Em muitas eleições, apareciam políticos de Goiânia em busca de votos dos aparecidenses, o que resultava em prejuízos na eleição de representantes da cidade, tanto para a Câmara Federal quanto para a Assembleia Legislativa.
Poucas mulheres
A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia não consegue quebrar um paradigma: eleger expressivo número de mulheres.
Apenas duas
Na legislatura atual, de 25 vereadores, apenas duas mulheres: Valéria Pettersen (MDB) e Camila Rosa (PSD).
Não convidou
O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) ainda não atendeu à sugestão de lideranças do MDB para que convide o ex-deputado federal Euler de Morais para integrar o secretariado na área de captação de recursos.
Não demitiu
Mesmo ressentido com o Republicanos, Gustavo Mendanha não exonerou o presidente municipal do partido, Johnathan Medeiros, do cargo de secretário de Ciência e Tecnologia de seu governo.
Marconi nunca conquistou o eleitorado aparecidense
Mesmo quando tinha o domínio da política do Estado, Marconi Perillo (PSDB/foto) não conseguia vitórias em Aparecida de Goiânia, segundo maior colégio eleitoral de Goiás. O tucano teve derrotas sucessivas para Iris Rezende e Maguito Vilela no município. Em 2018, também não teve êxito na disputa para o Senado na votação em Aparecida.
RESUMO
Aparecida de Goiânia, segundo maior colégio eleitoral do Estado, vai tentar conquistar uma ou duas cadeiras para a Assembleia Legislativa nas eleições de 2022.
Atualmente, Aparecida não conta com nenhum deputado estadual. A cidade já teve três parlamentares na Alego, em legislatura passada.
Em contrapartida, Aparecida tem hoje dois deputados federais: Professor Alcides (PP) e Glaustin da Fokus (PSC).
Marlúcio Pereira (Republicanos/foto), suplente de Lúcia Vânia (PSDB), e José Luiz Celestino, suplente de Mauro Miranda (MDB), assumiram, por três meses cada um, mandato ao Senado. Eles foram indicações dos partidos em Aparecida de Goiânia.