Editorial do Diário de Aparecida: Vacina para todos
Nesta quinta-feira, 27, em reunião com secretários estaduais e municipais de Saúde e após constantes cobranças de entidades, o Ministério da Saúde decidiu ampliar a vacinação contra a Covid-19 para a população em geral por faixa etária decrescente. Ainda na tarde de ontem, o governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou, por meio de suas redes sociais, que a partir da próxima remessa de doses enviadas a Goiás, 70% será destinada para o grupo geral e 30% para o grupo prioritário.
Sendo assim, muito provavelmente, a partir da próxima semana, pessoas com 59 anos devem começar a ser vacinadas aqui no Estado. A notícia é muito boa para toda a sociedade. Afinal, a vacina é um direito de todos os brasileiros que queiram recebê-la, principalmente neste momento em que os números da pandemia, tanto de internações quanto de mortes, voltam a crescer em todo o Brasil.
Porém, uma outra questão precisa ser levantada: sabe-se que o governo federal não fez a sua tarefa de casa e ainda não adquiriu doses de imunizantes para todos os brasileiros na faixa etária elegível, fora os imprevistos que estão ocorrendo frequentemente, como o atraso na entrega de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de novas doses no País.
Os desafios são muitos e imensos, mas a torcida do Diário de Aparecida é para que a faixa etária decresça o mais rápido possível e que muito em breve a vacina possa estar no braço de todos os brasileiros e brasileiras que muito a anseiam. Para que, em um futuro não muito distante, possamos, assim como já é realidade em muitos outros países, voltar a andar sem máscara pelas ruas e presenciar o dia em que nenhuma nova morte por Covid-19 será registrada nas últimas 24 horas em todo o território nacional. Enfim, torcemos para que o recomeço e a superação deste momento cheguem para toda a sociedade.