Notícias

Nova paralisação por melhores condições de trabalho e para pressionar Mendanha

Os servidores da Saúde de Aparecida de Goiânia e membros do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (SindSaúde-GO) paralisaram os serviços na última segunda-feira, 24. O objetivo foi chamar a atenção do prefeito Gustavo Mendanha (MDB) para as reivindicações da categoria. Segundo o SindSaúde-GO, a mobilização começou por volta das 9h e durou toda a manhã, reunindo cerca de 250 servidores efetivos. O ato reuniu trabalhadores de outras unidades de saúde de Aparecida em frente ao Cais Nova Era. O sindicato disse que a prefeitura tentou barrar o protesto, que foi anunciado na última quinta-feira, 20, por meio de um pedido liminar, que chegou a ser acatado pela Justiça. Mesmo com a paralisação, os serviços de urgência e emergência continuaram funcionando normalmente.

Os trabalhadores reivindicam o pagamento da data-base de 2020 (2,76%), data-base de 2021, progressão de carreira (2%), piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), cumprimento da proporcionalidade salarial entre níveis, prevista no Artigo 7º da Lei 085/14, instituição do plano de carreira para motorista de ambulância e servidores administrativos, concurso público e melhores condições de trabalho. Além do pagamento do auxílio emergencial dos trabalhadores credenciados que adoeceram devido ao novo coronavírus.

A postura inusitada da gestão do prefeito Gustavo Mendanha de tentar impedir que o ato ocorresse surpreendeu os trabalhadores e chamou a atenção da imprensa que acompanhava a mobilização. A prefeitura tentou barrar a manifestação dos trabalhadores por meio de uma liminar para que a mobilização fosse suspensa. O sindicato recebeu a notificação, feita por um oficial de Justiça, ainda durante o protesto, que foi mantido. “Embora vejamos com muita tristeza a postura da prefeitura de tentar cercear a legítima mobilização de seus servidores, nós não vamos retroceder. Vamos continuar organizados e abertos ao diálogo como sempre estivemos”, destacou o presidente do SindSaúde-GO, Ricardo Manzi.

 

Regulamentação
O prefeito Gustavo Mendanha decretou a regulamentação do Plano de Cargos e Salários para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) da rede municipal. O decreto foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município na última segunda-feira, 24, e considera a necessidade de atribuição de gratificação especial aos profissionais de saúde do município. O documento ressalta que a referida gratificação é devida unicamente a servidores integrantes do SUS, que estão ligados a setores específicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O decreto estabelece que o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, será responsável por definir quais servidores da saúde municipal fazem parte do Sistema Único de Saúde e que receberão a gratificação especial. (E.M.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo