Aparecida

Desorganização da prefeitura leva a filas quilométricas que irritam a população

Uma fila quilométrica de automóveis se formou antes do início da vacinação contra a Covid-19 na manhã da última quinta-feira, 10, na Cidade Administrativa, em Aparecida de Goiânia, pelo sistema drive-thru. As imagens foram divulgadas durante o programa Bom dia Goiás, da TV Anhanguera. Na última quarta-feira, 9, o município começou a imunizar os moradores na faixa etária a partir de 50 anos. No momento da vacinação é necessário apresentar documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do município e comprovante de endereço.

Nas imagens, registradas por volta das 7h35 por Zé Washington, o último carro estava bem distante do ponto de vacinação. A fila percorria abaixo do Parque Municipal Lafaiete Campos Filho, que está a cerca de cinco quarteirões da Cidade Administrativa. Vale lembrar que quem procurou esse ponto não foi pelo sistema on-line de agendamento.
O morador de Aparecida que não quiser ficar na fila tem a opção de agendar pelo sistema on-line da prefeitura.

Quem optar por essa modalidade vai receber o imunizante em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central de Imunização. As vagas já estão liberadas.

O Diário de Aparecida entrou em contato com a prefeitura do município para comentar sobre o esquema montado para acelerar o processo de aplicação das vacinas, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Histórico
Na edição do dia 3 de março, o DA exibiu o mesmo problema. Na ocasião, a prefeitura estava vacinando idosos acima de 70 anos, também na Cidade Administrativa, pelo sistema drive-thru. A cidade, que deveria ter sido espelho aos outros municípios por ter iniciado primeiramente naquele dia a vacina para pessoas acima dos 70 anos de idade, tão logo expôs os aparecidenses ao problema de logística e ordenação. O estresse e o medo de acabar as doses tomaram conta da população, que, segundo relatos, chegou a permanecer até seis horas na fila.

Segundo testemunhas, a fila, que adentrou o Polo Empresarial, chegou a uma média de sete quilômetros. Para o controle das mais de 2.500 vacinas recebidas pelo município para serem aplicadas como 1ª dose aos acima de 70 anos, a secretaria recorreu à distribuição das senhas, o que culminou na decepção por parte dos idosos que aguardavam e levou à diminuição da fila no fim da tarde de sexta-feira.

À época, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que o tempo de espera era normal por conta da alta demanda em busca da vacina, que as filas haviam sido organizadas pelos agentes de trânsito e que nos dois dias teriam sido distribuídas senhas com a quantidade de doses disponíveis nos drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades.

A informação repassada naquela data era de que as vacinas teriam acabado nos dois postos de drive-thrus e as doses haviam sido armazenadas na Central de Imunização da SMS e que seriam usadas na vacinação das Unidades Básicas de Saúde dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico e Bairro Cardoso, por meio de agendamento que poderia ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida – aparecida.go.gov.br ou pelo aplicativo Saúde Aparecida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo