Daniel e Iris afinados pela reeleição de Caiado
Helton Lenine –
Em conversa na última quinta-feira, 17, Daniel Vilela e Iris Rezende firmaram compromisso de atuar pela aliança do MDB com o DEM para apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado. Os líderes emedebistas são céticos em relação à proposta de candidatura própria ao Palácio das Esmeraldas. O próprio Daniel desistiu de concorrer ao cargo de governador.
Vitória de Pirro
De nada valerá a vitória de Paulo Cezar Martins, que conseguiu, na Justiça, anular a convenção do MDB que renovaria o diretório estadual.
Vitória de Pirro II
O mandato de Daniel Vilela à frente do diretório estadual do partido vai até fevereiro de 2022.
Sem votos
Ficou claro nesta questão de realiza ou não realiza convenção do MDB: Paulo Cezar Martins não tem votos para uma disputa com Daniel Vilela.
Apoios
Nailton de Oliveira, ex-prefeito de Bom Jardim de Goiás e ex-presidente estadual do MDB, e o líder do Governo na Alego, Bruno Peixoto (MDB), se reconciliaram com Daniel Vilela.
Isolado
Distante de Daniel Vilela e de Iris Rezende, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, encontra dificuldades no MDB ao seu projeto de disputar as eleições de 2022.
Novo partido
Gustavo Mendanha admite, nas conversas com dirigentes partidários e parlamentares, deixar o MDB para ingressar no PSDB, Republicanos ou até mesmo no Patriota, em 2022.
Dois nomes
Os prefeitos Carlão Andrade (Goianira) e Wilson Tavares (Gameleira) registraram chapa para disputar a presidência da Associação Goiana de Municípios (AGM), cuja eleição vai ocorrer dia 29 próximo.
Nem aí
Presidente Jair Bolsonaro já prometeu visita a Aparecida de Goiânia, segunda maior cidade do Estado, em duas oportunidades, e não apareceu.
No páreo
Embora Iris Rezende e Daniel Vilela sejam lembrados para a disputa ao Senado nas eleições do ano que vem, o senador Luiz do Carmo quer porque quer ser o candidato do MDB.
Tudo certo
Apesar das divisões internas no Patriota, Jair Bolsonaro deve se filiar, esta semana, ao partido.
Com aval
Secretário-geral nacional e presidente do Patriota, Jorcelino Braga não se opõe à filiação de Bolsonaro. A briga dele é com o presidente do partido, Adilson Barroso.
Foi mal
Bolsonaro errou ao visitar a cidade de Anápolis, semana passada, atendendo convite do deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) sem convidar o governador Ronaldo Caiado e o prefeito Roberto Naves.
Bolsonaro não tem “tempo” para receber Mendanha
Nem com a intermediação do líder do Governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB), o presidente Jair Bolsonaro teve interesse em receber, no Palácio do Planalto, o prefeito Gustavo Mendanha (foto). Foram feitas duas tentativas, sem êxito, na semana que passou, em Brasília.
RESUMO
Gustavo Mendanha segue no cumprimento de agenda mista nas visitas a Brasília e cidades goianas: trata de assuntos administrativos e também de eleições e candidaturas. Isso durante o expediente de trabalho.
Presidente Lissauer Vieira (PSB) diz que as sessões da Assembleia Legislativa serão realizadas de forma híbrida – presenciais e on-line –, dependendo da vontade ou da necessidade de cada um dos 41 parlamentares.
A Assembleia Legislativa confirmou o que já se sabia: rejeitou a PEC que propunha a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Senador Vanderlan Cardoso (PSD/foto) disse a Gustavo Mendanha (MDB), durante conversa em seu gabinete, em Brasília, que vai estar com Ronaldo Caiado nas eleições do ano que vem e que, portanto, estará longe do palanque da oposição.