Prefeitura de Senador Canedo dará auxílio financeiro a produtores rurais que ajudarem a preservar as nascentes do município
A Prefeitura de Senador Canedo vai implantar no município o Programa Produtor de Águas, implementado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A iniciativa envolve técnicos da Sanesc, Emater, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Combate à Fome e da Agência Municipal de Meio Ambiente e tem como objetivo principal o desenvolvimento de ações para proteção, preservação e resgate dos mananciais de água existentes no município. O programa será realizado em parceria com produtores rurais, prevendo contrapartida financeira aos produtores participantes do projeto.
O Programa Produtor de Águas estimula produtores rurais a investirem no cuidado das nascentes, controlando o desmatamento, protegendo o solo e evitando desvios artificiais de córregos e rios. A ação fará uso do conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), um estímulo aos produtores, que também recebem todo apoio técnico para a implementação de práticas de conservação.
O ingresso ao programa concede mais que auxílio econômico para os produtores, que trabalham em conjunto com as instituições públicas para o bem ambiental: ele também traz benefícios para toda a cidade. A iniciativa também melhora a quantidade e a qualidade da água, beneficiando a todos.
Implantação prevê parceria técnica
O presidente da Sanesc, Cainã Teodoro, explica que a efetivação do Programa Produtor de Águas será feita mediante a parceria técnica de diferentes órgãos. Essa cooperação entre a Sanesc, Emater, Agência Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Combate à Fome será benéfica para toda a população, que ainda sofre com a falta de água nos períodos de estiagem.
“Fizemos o mapeamento das nascentes e mananciais e, em parceria com os produtores do município, iremos traçar um plano de proteção, para evitar a morte dessas fontes de água. O projeto é conduzido e executado em parceria com a Agência Nacional de Águas, que viabiliza recursos técnicos e financeiros para revitalização ambiental de bacias hidrográficas de importância estratégica para a região. A Sanesc e a AMMA de Senador Canedo também irão destinar parte de seus recursos financeiros para investimento no programa”, explica Cainã.
O presidente Cainã explica que a medida vai se basear mais na educação ambiental do que na punição. “Um dos grandes diferenciais desta iniciativa é que, ao invés de ter uma gestão ambiental baseada somente em fiscalizações e multas, vamos investir ainda mais na educação e treinamento, com um auxílio financeiro para valorizar quem cuida da preservação ambiental”, diz.