Daniel garante presidência do MDB e abre caminho para apoio a Caiado
O MDB realiza convenção nesta sexta-feira, 2 de julho, para renovar o diretório estadual em ambiente de concórdia, já que Daniel Vilela, atual presidente da Executiva do partido, firmou acordo com o deputado estadual Paulo Cezar Martins, também pretendente ao cargo diretivo do partido.
Daniel Vilela e Paulo Cezar divergem quanto ao posicionamento do MDB em relação às eleições de 2022: o dirigente quer diálogo com o DEM para apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado, enquanto que o deputado prega o lançamento de candidato próprio à sucessão estadual. A posição de Daniel pró-aliança com o DEM conta com o respaldo do ex-prefeito Iris Rezende, enquanto que Paulo Cezar tem como aliado o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.
Paulo Cezar conseguiu, através de liminar concedida pelo desembargador Itamar de Lima, o cancelamento da convenção anterior do MDB, realizada no último dia 18. Na sequência, nova convenção foi convocada para o dia 2 de julho. Nesse intervalo, Daniel e Paulo Cezar sentaram-se à mesa e decidiram pelo entendimento, ou seja, o deputado desistiu de apresentar chapa à eleição do diretório e, também, de questionar novamente na Justiça a convenção de 2 de julho.
A reportagem do Diário de Aparecida apurou que não foi definida a Paulo Cezar Martins a vaga que ocupará na Executiva, já que a nova composição é feita apenas após a eleição e posse do novo diretório estadual. Paulo Cezar, embora mantenha a posição por candidatura própria do MDB ao governo de Goiás, aceitou os argumentos de Daniel Vilela de que o partido só vai tratar das eleições de 2022 a partir de dezembro próximo.
Em recente encontro, o presidente Daniel Vilela informou ao prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, que o MDB só vai discutir lançamento de candidatos majoritários e proporcionais ou mesmo alianças com outros partidos no final do ano. “Não é correto antecipar o debate sobre lançamento de candidaturas a um pleito que está distante”, disse o dirigente.
Se está fazendo um bom governo, merece mais um mandato”
Daniel Vilela e Iris Rezende estão afinados em relação à defesa de aliança do MDB com o DEM, em apoio à reeleição do governador nas eleições do ano que vem, com os emedebistas indicando candidato a vice-governador ou a senador. Daniel Vilela é lembrado para a vice, enquanto que Iris Rezende e o atual senador Luiz do Carmo são cogitados para a disputa ao Congresso. Nas conversas com aliados, Iris Rezende repete que, pelo trabalho que realiza no governo de Goiás, Caiado merece obter nas urnas um segundo mandato. O melhor para o MDB, dentro desse raciocínio, seria apoiar a reeleição do governador e adiar o projeto de candidatura própria para as eleições de 2026.
Iris raciocina que, com o apoio do Palácio das Esmeraldas, o MDB terá condições de eleger expressivas bancadas de deputado federal e deputado estadual, pois o partido contaria com o apoio de prefeitos ligados ao governo. Com candidatura própria a governador e isolado, diz Iris, as chances são menores de o MDB conquistar cadeiras parlamentares.