Palácio das Esmeraldas de portas abertas para todos os deputados
Uma marca do governador Ronaldo Caiado: diálogo com os deputados estaduais, independente de siglas partidárias, o que lhe assegura o voto de 30 dos 41 membros do Poder Legislativo goiano. Outro feito do governo: cumprir à risca o chamado Orçamento Impositivo, que permite aos deputados da situação e da oposição apresentar emendas, na área de saúde, assegurando transferências de recursos para os municípios de sua representação política – isso não existia nos governos do PSDB.
“Nunca deixei de receber um parlamentar que me solicitou audiência, seja da base ou da oposição”, lembra Caiado em conversas com prefeitos. “Respeito as relações institucionais entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para que possamos trabalhar cada vez mais em favor da sociedade goiana”, diz o governador.
O presidente Lissauer Vieira (PSB) é testemunha do “tratamento isonômico” dado pelo Palácio das Esmeraldas à Assembleia Legislativa. “Caiado é um governante democrático e que dialoga com todas as instituições. Nós, do Legislativo, só temos que ressaltar o seu papel democrático no debate sobre as questões de Goiás.”
Os deputados Paulo Trabalho (PSL), Karlos Cabral (PDT), Virmondes Cruvinel (Cidadania) e Talles Barreto (PSDB) reconhecem a postura “republicana” de Ronaldo Caiado na relação com o Legislativo e na discussão de questões que interessam aos municípios goianos. “Caiado tem valorizado o Legislativo, atendido o pleito dos parlamentares, cumprido a Constituição em relação ao orçamento impositivo.”
Francisco Oliveira deixou, há algumas semanas, a bancada oposicionista pela governista, justificando que o governo Caiado tem atendido às expectativas da sociedade goiana. Francisco foi colega de Caiado quando ambos integravam o PFL, partido que antecedeu o DEM. “Os prefeitos me fizeram um apelo para integrar a base de Caiado na Assembleia Legislativa pelo caráter municipalista do governo de Goiás.”
Tião Caroço foi eleito pelo PSDB e, um ano depois, já estava filiado ao DEM e integrado ao projeto de reeleição do governador. “Conheço Ronaldo Caiado desde a época da União Democrática Ruralista, de sua candidatura à presidência. É um político coerente, honesto e que tem feito muito em favor dos goianos, principalmente às camadas mais humildes.”
A julgar por declarações, atos e gestos, o deputado Talles Barreto pode deixar o PSDB e se filiar a um partido da base aliada do governador Ronaldo Caiado (DEM). Um dos sinais mais claros da aproximação foi a defesa que fez da Proposta de Emenda à Constituição que o Executivo enviou à Alego, que trata da prorrogação do teto de gastos até 2031, na contramão de colegas de bancada. (H.L.)