Goiânia desempenha atividades em prol do empoderamento feminino
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), atua em várias frentes em busca do empoderamento feminino e o combate à violência doméstica. Uma delas é a capacitação do gênero feminino em situação de vulnerabilidade. Desde o início do ano, foram mais de 2 mil vagas oferecidas em várias áreas, como Empreendedorismo, Panificação, Assentamento de Cerâmica, Corte e Costura Industrial, Modelagem, Cuidadora de Idosos, Assistente de Recursos Humanos, Técnicas de Vendas, Assistente Administrativo, Recepcionista, Estoquista, Assistente de Logística, Agente Comunitário de Saúde, curso básico de alimentação, Operador de Caixa, entre outros.
A SMPM oferece, de forma gratuita, atendimentos psicológico, social e jurídico para mulheres em situação de violência. Elas são também encaminhadas para os cursos de formação e atendidas com alimentos, quando necessário, no Centro Cultural Cora Coralina. A Prefeitura de Goiânia dispõe da Casa Abrigo Sempre Viva, única no Estado de Goiás, que abriga mulheres encaminhadas pelas Deam’s e pelo Tribunal de Justiça com medidas protetivas em casos de violência doméstica. O trabalho é fomentado também pela Patrulha Mulher Mais Segura da Guarda Municipal. A casa também acolhe os filhos menores de idade dessas vítimas.
Além disso, a SMPM recebe, encaminhados pelo Tribunal de Justiça, agressores que participam desse grupo como forma de reflexão sobre os atos cometidos e sobre as leis que amparam essas mulheres. O intuito é que, com esse debate, eles não voltem a agredir novamente. A pasta realiza ainda campanhas educativas contra o assédio e a violência contra a mulher em vários formatos, tanto em ônibus da Capital, plataformas, redes sociais e órgãos públicos. (E.M.)