Goinfra promove encontro sobre segurança viária com participação da Senatran, em Goiânia
Durante evento, foram apresentados programas e ações desenvolvidos pela agência, Polícia Rodoviária Federal e Comando de Policiamento Rodoviário, que refletem diretamente na segurança nas rodovias goianas. Meta da Secretaria é reduzir em 50% número de mortes e lesões no trânsito, a partir da integração dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais em práticas de prevenção, educação e infraestrutura até socorro às vítimas
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) promoveu, na última quinta-feira (18/11), um encontro sobre segurança viária, em Goiânia, com a participação do titular da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Frederico de Moura Carneiro, e representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Comando de Policiamento Rodoviário (CPR). O evento foi realizado um dia após o governador Ronaldo Caiado ter oficializado a adesão de Goiás ao Plano Nacional pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A sede da autarquia foi o local escolhido para a apresentação da proposta a engenheiros e técnicos da área, trabalho que começou por Goiás e será levado a todos os estados brasileiros.
O secretário Frederico Carneiro explicou que a meta de implementar políticas públicas eficazes – a partir da integração das esferas governamentais e sociais e envolvendo práticas de prevenção, educação e infraestrutura até o socorro às vítimas – é uma tarefa plenamente aplicável em Goiás, porque o governo estadual, com uma característica muito forte de cooperação entre os órgãos, já desenvolve programas contínuos voltados à construção de um trânsito mais humano e seguro. “No final das contas, nossa missão dentro desse plano é salvar, até 2028, 86 mil vidas ou aproximadamente 50% do número atualizado de óbitos e feridos”, calculou.
O diretor de Planejamento Riumar dos Santos, que representou o presidente da Goinfra, Pedro Sales, durante o encontro, pontuou os constantes investimentos do Estado em engenharia rodoviária. Essa, segundo ele, é uma parte complexa e onerosa da segurança no trânsito, que está evoluindo continuamente e contribuindo para que os números de mortes e lesões no trânsito diminuam. “E esse processo começa na busca contínua de profissionais preparados, que, de fato, se comprometam com a causa do Estado nesse assunto”, reforçou.
Riumar, que também preside a Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (Abder), cedeu a fala ao diretor Adriano Mendes, colega responsável pela manutenção de mais de 21 mil quilômetros de rodovias goianas, sendo quase 12 mil de pavimentadas e 9 mil de não-pavimentadas. Ele revelou dados que confirmam que 2021 foi um ano emblemático para a Goinfra: “batemos vários recordes dessa e de outras gestões. Restauramos 1860 quilômetros de rodovias, que estavam em péssimas condições de trafegabilidade, em apenas 10 meses, e concluímos 3800 quilômetros em sinalização horizontal e vertical, com respeito a todas as normas de segurança vigentes”.
Além disso, Adriano destacou a reestruturação de gerências importantes, como a de segurança e de faixa de domínio, e a melhoria das condições de trabalho de todos os setores que compõem a sua diretoria, da função mais simples a mais complexa, como fator basilar para o sucesso do trabalho voltado à segurança do usuário e à diminuição das estatísticas de mortes e acidentes das rodovias goianas. “Já fizemos muito e vamos fazer muito mais em 2022”, comprometeu-se.
Representando a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) no Estado, Paulo Renato Gomes alertou para a chegada da época em que os esforços integrados entre órgãos de trânsito, rodoviários e de engenharia aumentam, motivados pelo fluxo elevado de veículos nas rodovias, em função das férias escolares e das festas que começam no natal e seguem até o carnaval. “Esse período coincide com a temporada de chuvas e exige mais conservação dos pavimentos”, disse. Para ele, o tripé da segurança no trânsito em Goiás – que é a harmonia entre engenharia, educação e fiscalização – está gradativamente melhorando, mas ainda existe a necessidade de enfrentamento do “desafio de reduzir tragédias nas estradas e salvar vidas”.
Luiz Fernando Sanches, superintendente Executivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), fez pontuou a parceria da Goinfra na busca de soluções para o trânsito e no investimento em capacitações. Ressaltou ainda que, no parágrafo 2º do artigo 4º da Resolução 870 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que fala sobre os princípios de um sistema seguro de mobilidade, tem uma citação que motiva todo o trabalho realizado no cotidiano difícil e atribulado de todos os órgãos envolvidos nesse esforço: “nenhuma morte no trânsito é aceitável”.
O coronel Cláudio Antônio Silva, comandante do Comando de Policiamento Rodoviário (CPR), unidade da Polícia Militar especializada em trânsito e que atua nas rodovias estaduais, disponibiliza o efetivo de suas 36 barreiras e seis batalhões no Estado para o sucesso da missão de cuidar do usuário das rodovias goianas e de salvar vidas.
Também como porta-voz do Senatran no evento, o diretor do Departamento de Segurança no Trânsito, Daniel Mariz, descreveu sua responsabilidade e ações relacionadas à engenharia veicular, engenharia das vias, educação e saúde para o trânsito. “Nossa mensagem principal é que possamos agregar todas as instâncias, todos aqueles que atuam no projeto geométrico das vias e na sinalização, para que tenhamos um olhar bem direcionado à segurança viária, que é o nosso interesse em comum”.
Programas da Goinfra
Aos participantes da reunião, o diretor de Planejamento Riumar dos Santos enumerou e descreveu os nove eixos que compõem o programa Goiás em Movimento – Pavimentação, Restauração, Manutenção, Sinalização, Pontes, Obras Civis, Aeródromos, Municípios e Qualidade. Detalhou ainda novas e importantes iniciativas da Goinfra, como o Patrulhas Mecânicas Regionais, que é ampliação do programa Goiás em Movimento – Eixo Municípios, com investimento de R$ 160 milhões no avanço ao auxílio às prefeituras goianas na execução de serviços de manutenção das estradas municipais não pavimentadas.
Estatísticas
Segundo dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran Goiás), os acidentes de trânsito são a terceira maior causa de mortes prematuras no País. Em Goiás, provocaram 1,5 mil óbitos no ano passado, quando foram registrados 78,3 mil sinistros. “Mas, estamos no bom caminho para mudar essas estatísticas. A Goinfra tem um DNA forte de segurança viária, de homens e mulheres que trabalham com o tema há décadas, com projetos de engenharia, estudos de segurança viária, faixas de domínio, viadutos, pontes, trevos, travessias urbanas e tantas outras áreas de conhecimento. Estamos prontos para somar e reforçar essa trilha difícil da conscientização, com competência técnica e, principalmente, vontade de prestar, cada vez mais, o melhor serviço à sociedade”, concluiu Riumar.
Legenda: Plano Nacional pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) é apresentado pela Senatran a engenheiros e técnicos na sede da Goinfra, PRF e CPR, que trabalham de forma integrada pela segurança e trafegabilidade nas rodovias do Estado de Goiás
Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) – Governo de Goiás