Aparecida
Tendência

Prefeitura de Aparecida recusa participação no Mutirão Iris Rezende

Gustavo Mendanha tem se mantido distante do governo estadual devido ao seu objetivo pessoal de se tornar governador em 2022

Eduardo Marques

O governador Ronaldo Caiado (DEM, em fase de fusão com o PSL para formar o União Brasil) praticamente convidou o prefeito Gustavo Mendanha (sem partido) para participar da segunda edição do Mutirão Iris Rezende em Aparecida de Goiânia, no próximo sábado, 11, e domingo, 12, no Bairro Independência. Na 1ª edição do programa, em Goiânia, na região Noroeste, a Prefeitura de Goiânia participou oferecendo para a população a prestação de serviços da alçada direta do poder municipal. O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) não compareceu, devido a problemas de agenda, mas mandou como representante o seu chefe de Gabinete José Alves Firmino, que reafirmou o apoio do Paço Municipal ao evento.

“Todas as ações de governo, eu as faço em parceria com as prefeituras, no Mutirão Iris Rezende de Goiânia vocês viram a parceria com o prefeito de Rogério Cruz, que não esteve presente, mas mandou seu representante, a estrutura de atendimento da prefeitura e Goiânia estava lá instalada, então não tem nenhuma restrição, muito pelo contrário, é uma somatória de ações tanto do Estado quanto da prefeitura para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou o governador.

No fim de novembro, o governador Ronaldo Caiado e Daniel Vilela (MDB) reuniram 300 lideranças maguitistas, do MDB e de partidos aliados, para solicitar engajamento no Mutirão Iris Rezende, a ser realizado nos dias 11 e 12 deste mês, em Aparecida de Goiânia. “Vamos promover um grande evento com benefícios do Estado à população”, disse Ronaldo Caiado.

O prefeito de Aparecida, desde a eleição do ano passado, tem se mantido distante do governo estadual. Ele não aparece nem para fazer as honras da casa nas visitas que o governador faz a Aparecida para entregar benefícios e obras. Em algumas ocasiões, escala propositalmente membros do escalão inferior da prefeitura como representantes, para evidenciar seu desprezo.

Mas a questão do mutirão é diferente – e o prefeito precisa se conscientizar das responsabilidades do seu papel como autoridade municipal número um. O objetivo do programa é atender as necessidades da população, em especialmente daquela que pode enfrentar algum tipo de dificuldade para acessar os serviços públicos. E, de resto, levar benefícios para os moradores dos bairros, como os cartões de renda mensal do projeto Mães de Goiás ou então os notebooks para jovens que estão cursando a última série do Ensino Médio nas escolas estaduais.

No próximo fim de semana, o Estado levará uma série de serviços gratuitos à população do município, entre eles: emissão de documentos, oferta de vagas de emprego, consultas e exames médicos, testagem para Covid-19 e atividades culturais. A estrutura será montada na Avenida Benedito Silvestre de Toledo, esquina com a Rua 37, no Bairro Independência.

A primeira edição, realizada nos dias 20 e 21 de novembro, em Goiânia, contou com mais de 70 mil atendimentos. Em Aparecida de Goiânia, a expectativa é superar esses números. “Todas as secretarias e autarquias do governo se instalam no Mutirão, uma soma de serviços jamais vista, seja na área social, educação, saúde, segurança e outras. É uma maneira de interagir com a população, de estar presente”, definiu Caiado.

A programação começa no sábado às 8h e prossegue até às 16h. No domingo, o evento será realizado das 8h às 12h. Os mutirões retomados pela atual gestão são uma homenagem póstuma ao ex-governador Iris Rezende, que criou o modelo na década de 1960. Ele faleceu no último dia 9 de novembro.

Quem for aos estandes montados no Bairro Independência, em Aparecida de Goiânia, terá à disposição um leque de serviços. Na área da saúde serão ofertados consultas e exames oftalmológicos, testagem para Covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial e de glicemia. Paralelo a isso, haverá corte de cabelo gratuito e distribuição de itens como máscaras de proteção facial, escovas de dente infantil e brinquedos.

O Diário de Aparecida entrou em contato, por e-mail, com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aparecida de Goiânia (Secom) para que a prefeitura pudesse se manifestar sobre os serviços prestados e o apoio dispensado ao governo de Goiás durante o Mutirão Iris Rezende, mas até o fechamento desta matéria, a administração municipal não havia se manifestado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo