Aparecida
Tendência

Maguito passou para a história de Aparecida como o melhor prefeito que a cidade já teve

Gestão de oito anos foi a mais moderna e transformadora de todos os tempos

Em prestação de contas à Câmara Municipal de Aparecida, Maguito Vilela, em 2012, informou investimentos de R$ 140,2 milhões na Educação e R$ 161,5 milhões na Saúde, ultrapassando o índice constitucional, ou seja, 26% do orçamento na Educação e 16% na Saúde, aplicados em infraestrutura.

O emedebista aprovou a implantação do aeroporto de Aparecida, por meio de Parceria Público Privada (PPP). Construiu o Hospital Municipal, que ajudou a desafogar o Huapa, e a unidade da Universidade Federal de Goiás. Maguito deixou sete passarelas na BR-153 e novos viadutos, ligando vários bairros de Aparecida. Na área de Saneamento, o prefeito anunciou o projeto uma subconcessão para zerar o déficit da falta de rede de esgoto no município.

Para a rede de água tratada, ele conseguiu um empréstimo junto ao governo federal para trazer a adutora do Ribeirão João Leite até Aparecida. Sobre o asfalto nos bairros, Maguito pavimentou todos os que já contam com a rede de água ou a chamada rede seca, quando há apenas a encanação. Os vereadores foram pegos de surpresa quando o prefeito apresentou um projeto de lei que doava para a Câmara Municipal uma área de 4 mil m² no setor Solar Park, bem próximo ao Paço Municipal. O terreno foi destinado à construção da nova sede do Legislativo Municipal.

Outro feito importante durante os oito anos de Maguito Vilela na prefeitura foi a expansão e o fortalecimento dos cinco polos industriais de Aparecida, com atração de dezenas de empresas, gerando milhares de empregos e renda. A presença de Maguito na prefeitura trouxe maior “autoestima” no aparecidense, já que a cidade, até então, era considerada um “dormitório” de Goiânia, diante da falta de oportunidades de emprego. Com Maguito, Aparecida virou efetivamente “cidade”, digamos assim, completa.

Após deixar a administração com altos índices de aprovação entre a população aparecidense, Maguito se candidatou à prefeitura de Goiânia, em 2020, quatro anos após, vencendo o pleito. Mas, infelizmente, não exerceu o mandato na Capital, já que faleceu em 13 de janeiro deste ano, devido a complicações da Covid-19. (H.L.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo