Aparecida

Aparecida de Goiânia já registra mais de 7 mil notificações de Dengue em 2021

Os bairros com maior número de casos são Colina Azul, Buriti Sereno e Jardim Tiradentes

Eduardo Marques

Balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que Aparecida de Goiânia registrou 7.629 notificações de casos de Dengue em 2021 e o município está com alto risco de transmissão do vírus. Os bairros que ocupam o ranking são o Colina Azul (389), em primeiro lugar, Buriti Sereno (330), a segunda posição, e o Jardim Tiradentes (253), em terceiro.

Nesta semana, a SMS de Aparecida, levando em consideração a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza mais uma Ação Integrada de Combate ao Aedes Aegypti, desta vez, na região do Jardim Tiradentes. Desde segunda-feira, 20, até hoje, 22, cerca de 60 agentes de saúde estão visitando os imóveis do bairro, orientando a população sobre medidas de prevenção à dengue, Zika e Chikungunya, conferindo a limpeza de lotes e residências, aplicando inseticida em locais com foco do mosquito e promovendo coleta de pneus.

“Nosso trabalho dura o ano todo e o período chuvoso exige a intensificação dos cuidados. O acúmulo de água favorece a proliferação do mosquito e o aumento dos casos de dengue e outras doenças. Por isso, durante os próximos três dias vamos fazer uma verdadeira varredura no Jardim Tiradentes. Peço à população que acolha os agentes, ouça as orientações que eles passam e reservem 10 minutos do dia para conferir a limpeza do quintal, a cobertura da caixa d´agua e os possíveis focos do mosquito. Vamos juntos vencer o Aedes Aegypti!”, convoca o coordenador de Vigilância Ambiental, Iron Pereira.

Iron também destaca sobre a importância da coleta de pneus. “Esse material é o 4º maior criadouro do mosquito Aedes Aegypti e nossas equipes estão sempre coletando pneus descartados incorretamente. São centenas deles todos os anos. A Secretaria de Saúde recolhe e descarta corretamente, em parceria com empresas de reciclagem”, completa.

No total, Goiás já confirmou 44.250 casos de dengue em 2021 e apesar dos números apresentarem queda comparado ao mesmo período de 2020, ainda são altos. Chikugunya, que no ano passado não teve nenhum registro no Estado, esse ano já soma 331 positivos. Com o objetivo de combater a doença, a SES-GO, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) e as prefeituras goianas, iniciaram uma operação conjunta nesta semana para eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegpyti, que pode transmitir Dengue, Chikugunya, Zika e Febre Amarela.

Superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim afirma que o apoio às prefeituras é técnico-orientativo, com capacitações e educação continuada, além do suporte operacional, com fornecimento de insumos, tais como bombas costais, inseticidas, larvicidas, exames diagnóstico, medicamentos e até veículos para nebulização. Além disso, a parceria com o CBMGO possibilita acesso a locais nos quais agentes teriam mais dificuldade de atuação.

“Com os altos índices de infestação que a gente tem verificado no Estado como um todo, a gente viu a necessidade de chamar as prefeituras, alertar novamente os gestores sobre a priorização das ações de combate ao mosquito Aedes Aegpyti. Não precisa de uma pandemia de Covid-19, junto com uma epidemia de Dengue e Chikugunya. O Corpo de Bombeiros tem um papel fundamental nesta ação nossa porque com essa ajuda vamos conseguir ver criadouros em locais de difícil acesso como caixas d’água, telhados e casas abandonadas”, frisa Flúvia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo