Moradores da Avenida Sabiá no Setor Colina Azul pede solução para os buracos no asfalto
Com chuvas fortes ruas que não foram pavimentadas para suportar as águas intensas não resistem e esburacam. Aparecidenses são atingidos em cheio com vias que ficam quase que intrafegável e perigosas
Ana Paula Arantes
Ruas tomadas por buracos é uma cena que pode ser vista em vários bairros de Aparecida de Goiânia. Populares reclamam do aparecimento de buracos a cada dia e da falta de escoamento das águas das chuvas, que atrapalha a trafegabilidade, além de causar prejuízos financeiros aos condutores de veículos. Segundo os moradores do Jardim Riviera e Colina Azul há possibilidade maior de acidentes de trânsito nos locais onde os buracos ficam submersos por conta da chuva ou do asfalto mais liso.
O Diário de Aparecida tem mostrado vias quase intrafegáveis por conta da quantidade de buracos. Os mais frágeis são pedestres e motociclistas que ao desviar dos buracos podem se acidentar. Segundo José Viana da Costa, há prejuízos para motoristas que passam pelas ruas e a vizinhança diz que o problema não é recente.
“Quem fica feliz com a quantidade de buracos são as lojas de suspensão. Não dá não gente. A rua fica feia e perigosa. Na Sabiá passa gente o dia inteiro, é uma rua importante para os bairros daqui. Qualquer barulho, freada por exemplo, a gente já fica com medo pensando ser uma acidente. Fala aí para a prefeitura dar um jeito e tapar os buracos que nós estamos esperando”, pontuou.
Na hora da chuva, em destaque no período do verão, que são rápidas e fortes, a água corre livremente das encostas para o asfalto, levando embora todo o investimento em pavimentação. Aos motoristas, pouco resta a fazer a não ser desviar, reduzir a velocidade e, é claro, como disse o senhor Viana, comparecer à oficina ou à borracharia mais vezes do que gostariam.
“Esses buracos são os menores que tem, para não ter que andar a rua toda e mostrar os buracos maiores, vou dando zoom daqui mesmo. Tá aqui para todo mundo ver a cidade inteligente, venham ver”, disse o autor do vídeo, sem se identificar, apontando o asfalto quebrado da Avenida Sabiá do Setor Colina Azul.
O que resta é esperar a Operação Tapa-buracos chegar
Em Aparecida a Operação Tapa-buracos é feita durante todo o ano, porém, no final do ano, as chuvas não perdoam, por isso a gestão pública precisa intensificar a ação para que o cidadão não seja penalizado com vias inseguras. Os leitores podem identificar esses locais por meio do telefone 3545-6047, contato da Secretaria de Infraestrutura de Aparecida.
A Secretária Municipal de Comunicação (Secom) disse ao Diário de Aparecida que a Seinfra informou que está com 10 equipes de tapa-buraco atuando nas ruas da cidade com o objetivo de realizar a manutenção da malha viária, que é muito prejudicada neste período de chuvas. Informou que uma dessas equipes estavam atuando na região do Colina Azul, foi encaminhada ao local mencionado pelo morador no vídeo. (A.P.A.)