Aparecida

Aparecida: 76% dos internados em UTI com covid-19 não tomaram ou estão com vacinas em atraso

Levantamento aponta que 62% das pessoas internadas em leitos intensivos estavam aptas a receberem a dose de reforço, mas não procuraram os postos. 13% não era vacinada com nenhuma dose

O avanço da vacinação contra a covid-19 tem se refletido na redução e estabilidade das taxas de internação hospitalar para tratamento da doença em Aparecida de Goiânia. Segundo levantamento realizado, na última terça-feira, 25 de janeiro, das 21 pessoas internadas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI´s) da rede pública municipal, diagnosticadas com coronavírus, 16 estavam com o esquema vacinal em atraso ou não eram vacinadas, o que representa 76% das internações. 62% delas já poderia ter recebido a dose de reforço do imunizante, mas não procurou os postos. 13% não tinha recebido nenhuma dose da vacina.

Segundo os dados, população idosa permanece como maioria entre as internações em UTI´s para tratamento da covid-19. “71% das internações em unidades intensivas no dia 25 era entre pessoas com mais de 60 anos. Característica que permanece desde o início da pandemia. O levantamento realizado no dia 25 apontou que 15 idosos estavam internados em UTI para tratamento da Covid-19. Desse total, apenas um ainda não estava apto a receber a dose de reforço e 14 já tinham alcançado o intervalo necessário para recebimento da terceira dose. Contudo, desses, apenas 4 procuraram os postos para completar o esquema vacinal. Ou seja, dos 15 idosos internados, 10 estavam com o cartão de vacina em atraso.

Cobertura vacinal

De acordo com o último boletim da vacinação contra a covid-19 divulgado pela SMS, até o dia 19 de janeiro, Aparecida já havia aplicado 862.791 doses de vacina contra a covid-19. Dessas, 417.335 foram de primeira dose e 356.861 foram de segunda dose. O número indica que 87,3% da população com mais de 12 anos, estimada em 477.878 moradores, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já recebeu ao menos a D1 e 78,1% recebeu a D2.

Sobre a dose de reforço, 71.296 pessoas procuraram os postos do município com o objetivo de completar o esquema vacinal com a “terceira dose”. Ou seja, 14,9% da população acima de 12 anos recebeu a D3 ou “dose de reforço da Janssen”. Segundo estimativa da pasta, cerca de 60 mil pessoas estão no prazo ideal para receber o reforço, sendo que muitos desses estão em atraso.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo