Geração de empregos em Aparecida cresce mais de 700% em 2021
Dados consolidados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, apontam que Aparecida de Goiânia encerrou 2021 com saldo positivo na geração de empregos. Foram criadas, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), 65.194 novas oportunidades contra 60.086 demissões, prevalecendo saldo positivo de 5.108. Em comparação ao ano anterior, quando o saldo positivo foi de 636, o crescimento foi de 703%.
No acumulado geral, 105.072 pessoas estão trabalhando com carteira assinada em Aparecida. Um aumento de 5,11% de 2020 para 2021.
Em 2021, os setores da economia que se destacaram na geração de empregos formais foram os de serviços, comércio e indústria. O bom desempenho, segundo a Secretaria Municipal de Trabalho, está associado às estratégicas adotadas na cidade no período pandêmico que garantiram a economia ativa, evitando o fechamento de empresas e, consequentemente, a demissão de trabalhadores.
O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, lembra que o ano foi desafiador para a administração pública e a população em geral. O gestor pontua que algumas medidas implantadas na cidade colaboraram para que a economia se mantivesse ativa. “Em Aparecida, com muita responsabilidade, mantivemos o comércio aberto utilizando o esquema de escalonamento; a construção civil e a indústria não param graças ao trabalho sério e responsável. Também investimos na qualificação profissional de muitos trabalhadores, através de instituições parcerias”, diz o prefeito.
O setor de serviços, por exemplo, foi o que mais gerou novas oportunidades em Aparecida. Entre janeiro e dezembro de 2021 foram criados 2.229 novos postos. Outro setor da economia que se destacou na geração de empregos, em 2021, foi o comércio. Segundo o Caged, entre janeiro e dezembro, o saldo ficou em 2 mil vagas. “