Saúde

79,57% dos brasileiros já tomaram ao menos uma dose de vacina contra covid-19

Nesta sexta-feira (18/2), o Brasil atingiu a marca de 170.938.256 de pessoas vacinadas contra a covid com ao menos uma dose

Na última sexta-feira (18/2), a vacinação contra a covid-19 no Brasil chegou à 79,57% da população com, no mínimo, uma dose dos imunizantes disponíveis, o equivalente a 170.938.256 pessoas. Já com a vacinação completa, com duas doses ou dose única da Janssen, esse número desce para 153.759.398, cerca de 71% dos brasileiros. Já com a dose reforço, estão imunizados 27,66% da população – 59.425.958.

Segundo o infectologista e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Carlos Magno Fortaleza, entrevistado pelo Terra, os dados indicam uma baixa adesão das pessoas à dose reforço. Para ele, as fake news e o receio da mistura de fabricantes têm preocupado a população, fazendo com que muitos não voltem para a terceira dose.

O infectologista Marcos Caseiro defendeu a aplicação da dose reforço, afirmando que ela diminui consideravelmente as internações em estado grave e óbitos. “Estudos apontam que as pessoas que não completam o esquema vacinal contra a covid-19 têm 15 vezes mais chances de serem internadas em estado grave ou irem a óbito. Com a dose de reforço, os casos de morte são raros e incomuns. Entre as pessoas que morrem em decorrência da covid-19, cerca de 80% não se vacinaram”, afirmou.

 

Ainda, segundo Caseiro, a aplicação de outra vacina na terceira dose aumenta muito a quantidade de anticorpos contra o vírus, não possuindo risco à saúde. “Não há motivo para qualquer tipo de desconfiança”, confirmou o médico.

 

Foto: Myke Sena/MS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo