Política

Visita de Mendanha à TecnoShow, expõe isolamento da candidatura

Era evidente o desconforto do grupo que acompanhava o pré-candidato que não tem ligações com o cadeia produtiva agrícola ou pecuária, nem com lideranças da região

Foto: Reprodução/Redes Sociais


Da Redação

A visita do ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha a uma das maiores exposições do agronegócio no Brasil, a Feira de Tecnologia do Agronegócio TecnoShow Comigo, em Rio Verde, no último dia 7, uma quinta-feira, acabou funcionando em sentido contrário ao que o candidato pretendia e mostrou o isolamento do seu projeto político.

Mendanha renunciou ao mandato de prefeito de Aparecida para se lançar na corrida pelo Palácio das Esmeraldas. Ele não foi aceito por nenhum partido político de peso e acabou se filiando ao nanico Patriota. Até agora, tem ao seu lado, também, outros três nanicos: DC, PTC e PMN. Por enquanto.

A TecnoShow é um evento anual que supera os limites de Rio Verde e atrai o interesse do empresariado rural e da indústria de alimentos de todo o país. O governador Ronaldo Caiado, por exemplo, que sempre representou o setor, costuma passar dois dias na exposição, despachando em uma espécie de gabinete itinerante.

Na edição deste ano, cerca de 10 mil pessoas apareceram no Centro Tecnológico Comigo, no Anel Viário Paulo Campos, km 7, em uma área de mais de 130 hectares, onde a estrutura é montada.

Mendanha nunca esteve na TecnoShow. E entende pouco ou nada do foco econômico da feira (seu curso universitário é de Educação Física), área na qual não possui nenhuma experiência.

Por isso mesmo, temendo desgastes diante do risco de ser chamado de oportunista e aproveitador em um ambiente onde ninguém o conhece, não queria ir. Mas, pressionado pelo seu staff, acabou cedendo. Para se prevenir, pressionou o ex-governador e deputado federal Alcides Rodrigues, um dos 3 parlamentares filiados ao seu partido, o Patriota, para acompanhá-lo.

Alcides aceitou, deu uma voltinha com Mendanha, posou para fotos e foi embora. Apesar de ser historicamente ligado ao agronegócio, já que é fazendeiro na região Sudoeste, Alcides nunca atuou a favor desse segmento da economia, nem mesmo quando foi governador do Estado.

Com exceção de Alcides, o grupo que acompanhou o desfile do ex-prefeito pela TecnoShow só tinha políticos de Aparecida: o atual prefeito Vilmar Mariano, o presidente da Câmara Municipal André Fortaleza, alguns vereadores e o ex-deputado Marlúcio Pereira. O desconforto do grupo, que não tem ligações com o agronegócio nem com lideranças da região, era evidente.

Nenhum veículo de comunicação cobriu o passeio de Mendanha pela TecnoShow. Aliás, nem a sua própria assessoria de comunicação – que, por sinal, ainda não foi profissionalizada – distribuiu releases a respeito. Tanto o ex-prefeito como membros da sua comitiva se restringiram a divulgar a visita nas redes sociais. Não houve sequer uma emissora de rádio, dentre as muitas presentes na exposição, que se interessasse em fazer pelo menos uma entrevista.

Mendanha acabou pisando na bola ao percorrer rapidamente um trecho da TecnoShow e se retirar sem visitar um dos maiores stands da feira, o da TransZilli, megaempresa de transporte de cargas e vendas de caminhões que tem sede em Aparecida e pertence ao empresário Osvaldo Zilli – que tem pretensões políticas e pode se candidatar a prefeito de Aparecida na próxima eleição municipal. Zilli não foi nem comunicado de que Mendanha estaria na TecnoShow naquela data.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo