Euro se equipara ao dólar pela primeira vez em duas décadas
Economistas explicam o motivo da desvalorização da moeda.
Desde pouco depois do início de sua circulação, em dezembro de 2002, o euro se manteve acima do dólar. Porém, na última quarta (13), o euro caiu e se equiparou ao dólar, chegando até a valer US$ 0,998 – ou seja, ainda menos do que o dólar. A desvalorização é consequência de um processo que vem ocorrendo há meses.
Segundo economistas, o ocorrido se deu tanto pelas recentes crises de energia na Europa, quanto pela valorização da moeda norte americanas por si só. Se trata de uma via de mão dupla. A expectativa é que o euro continue em crise pelos próximos meses.
Apesar da queda diária ter sido de 0,4% a moeda europeia caiu, ao todo, mais de 10% desde o começo de 2022. Além da crise de energia, a Europa sofre ameaças de recessão há meses, o que leva os investidores a investirem no dólar, buscando fugir do risco. Além disso, a economia estadunidense tem sido influenciada pela inflação alta no FED (Federal Reserve System)
A valorização do dólar influencia diretamente o mercado brasileiro, uma vez que favorece as empresas que exportam seus produtos e vendem em dólar. Dessa forma, o lucro é maior. A queda do euro por si só, no entanto, não tem grande influencia no Brasil, já que as duas moedas não possuem vínculo direto.