Cidades

Unifan: Mais 3 alunas do Mestrado em Educação pela Universidade Lusófona de Portugal defenderam suas dissertações

A 1ª turma foi aberta em abril de 2017

Milena, Ana Paula e Claudia Venturini defenderam suas dissertações no início de julho em Portugal. Foto. Divulgação/Unifan

 

A defesa de mestrado de Ana Paula de Oliveira Castro, Cláudia Resende Alves Venturine e Milena de Melo Silva Santos aconteceu no dia 5 de julho de 2022, de forma presencial e na presença de professores do Departamento da Universidade Lusófona do Porto-Portugal.

 

A primeira turma do Mestrado Internacional em Educação de Aparecida de Goiânia foi aberta em abril de 2017. Ele é ministrado por meio de convênio entre a Instituição Aparecidense e a Universidade Lusófona do Porto/Portugal, uma das mais respeitadas da Europa.

 

“Uma parceria exitosa que atende plenamente ao Projeto de Acordo de cooperação interinstitucional internacional do Centro Universitário Alfredo Nasser, o que resultou até agora na formação de oito mestres em Ciências da Educação e mais 18 em andamento”, acentua o professor Emídio Silva Falcão Brasileiro, Coordenador de Pesquisa do Unifan.

 

A Diretora do Mestrado de Ciências da Educação da Universidade Lusófona do Porto, Professora Alcina Manuela de Oliveira Martins, destaca o desempenho das alunas que foram a Portugal defender as suas provas de mestrado. Segundo ela, “As três fizeram um trabalho exemplar de natureza científica que só enaltece o UNIFAN e a Universidade

Lusófona do Porto”.

 

 

 “A formação deu-me resistência, coragem e autoestima”

 

A diretora acrescentou que o grupo anterior foi igualmente exemplar. “Todos, sem exceção, deram o seu melhor e acataram sempre as orientações da Lusófona do Porto, mas vou complementar dizendo que nada disto seria possível sem o apoio incondicional do Doutor Carlos Vicchiatti e do Doutor Emílio Brasileiro. Na qualidade de Diretora do Mestrado em Ciências da Educação, da Universidade Lusófona do Porto, sinto um grande orgulho em ter estudantes vindos do UNIFAN. Acredito que a parceria realizada entre as duas instituições é muito frutuosa”, conclui.

 

“O Mestrado trouxe para mim, a priori, como docente, o conhecimento científico de como ser um Mestre, de forma que eu possa utilizar as ferramentas necessárias para instruir os alunos: de como pesquisar um tema e, a partir daí extrair um conceito, utilizando a técnica correta com embasamento teórico bibliográfico”, afirma Ana Paula Castro, Advogada, Professora do Unifan e, agora, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona do Porto-Portugal.

 

A Pedagoga Milena de Melo Silva Santos afirma: “Tornar- me mestre deu-me três das coisas que eu tenho de mais importante na vida: resistência, coragem e autoestima. Daqui pra frente é só colher os frutos daquilo que foi semeado com grande amor. Sou grata a Deus pela oportunidade e a todas as pessoas que de forma única contribuíram para que esse sonho fosse possível se realizar”.

 

Professora do curso de Gestão em Segurança Pública do Centro Universitário Alfredo Nasser, Cláudia Resende Alves Venturini também não contém o entusiasmo e a satisfação em ter concluído esse mestrado internacional.

 

“O sonho de conquistar o mestrado faz parte da minha história. E o caminho para sua realização foi árduo e desafiador. O mestrado é fundamental para o professor universitário, pois contribui para a atualização em novas técnicas, processos, ferramentas e temáticas atuais, contribuindo para o crescimento da minha carreira universitária, para o desenvolvimento do meu aluno e para o trabalho colaborativo com meus colegas de profissão. Além disso, a oportunidade em cursar o mestrado em Portugal trouxe ganhos pessoais, além de profissionais e acadêmicos como: maior confiança, independência, melhoria na comunicação, experiência com novos hábitos e novas culturas”, finaliza a docente.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo