Sob o signo do escorpião
A Fiat apresenta o Pulse Abarth, versão “temperada” do utilitário esportivo compacto que foi totalmente desenvolvida no Brasil
Certamente não por acaso, a Fiat escolheu o finalzinho do período do signo zodiacal de Escorpião (de 23 de novembro a 21 de novembro) para apresentar o Pulse Abarth, desenvolvido e produzido no Polo Industrial da Stellantis em Betim (MG). Desde o nascimento da Abarth, há 70 anos, o escorpião é o símbolo da preparadora de modelos esportivos da Fiat – devido ao seu fundador, o italiano Carlo Abarth, ter nascido em novembro, sob o signo do zodíaco. A Fiat já teve dois modelos com a assinatura Abarth vendidos no Brasil. Em 2002, o escorpião esteve atrelado a uma versão mais potente do hatch Stilo, e tornou a aparecer em uma variante do subcompacto 500 em 2014. “Com o Pulse Abarth, mais do que um lançamento de um novo produto, estamos trazendo de volta a marca com toda a força para o Brasil. Chega para agradar a um público que é fã desses atributos e que deseja transformar a experiência de dirigir em uma diversão”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul. Em versão única, o Pulse Abarth tem preço de R$ 149.990 – vai a R$ 154.731 para o Estado de São Paulo, que tem tributação diferente do resto do Brasil.
Para o lançamento do Pulse Abarth, houve investimento em infraestrutura na rede de concessionárias com 60 pontos de vendas (48 já em operação) e serviços especializados no modelo. Elas ostentam não apenas o logotipo do escorpião, mas também toda a identidade visual da marca. Cada uma terá um espaço especial no showroom, o escudo da marca na fachada principal e no totem externo, acessórios e butique Abarth Wear disponíveis para venda e possibilidade de os clientes fazerem um test-drive do novo SUV.
O legado de Carlo Abarth, um ex-piloto apaixonado por transformar veículos comuns em esportivos, aparece no Pulse Abarth no design e na performance “envenenada”. O modelo é equipado com o motor Turbo 270, preparado para ter um desempenho diferenciado em comparação ao da linha Pulse. Já adotado em modelos como os Fiat Fastback e Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander, o T270 ganhou a potência de 185 cavalos (ante os 180 cavalos de sua versão “normal”), mantendo os 270 Nm (daí, o seu nome) ou 27,5 kgfm de torque. Trabalha associado ao câmbio automático de 6 marchas, com possibilidades de trocas ao comando do motorista em “paddles shiffters” localizados atrás do volante. Segundo a Fiat, com esse conjunto, o Pulse Abarth é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 7,6 segundos e chegar à velocidade máxima de 215 km/h.