Brasil sofre da síndrome das quartas, perde para a Croácia nos pênaltis e adia sonho do hexa
Após o título de 2002, é a quarta eliminação da Seleção Brasileira no atual estágio da competição, em todas, europeus foram os algozes
Júnior Schumacher
O Brasil está eliminado da Copa do Mundo do Catar 2022. A Seleção Brasileira perdeu para a Croácia nos pênaltis após empate em 1 a 1 na prorrogação na última sexta-feira, 9, no Estádio Cidade da Educação.
Os gols foram marcados por Neymar e Petkovic, ambos já na prorrogação. Nas penalidades, os atuais vice-campeões do mundo venceram por 4 a 2.
Nos pênaltis, na primeira cobrança, Rodrygo parou no goleiro Livakovic. A Croácia seguiu sem perder nenhuma cobrança. Na quarta batida, Marquinhos acertou a trave e decretou o fim do sonho do hexa.
A derrota representou a continuidade de um jejum que já dura desde a Copa de 2002: o Brasil não consegue passar por adversários europeus nas quartas de final do Mundial.
O time canarinho caiu para a Holanda em 2006, para a França em 2010 e para a Bélgica em 2018. Em 2014, caiu nas semis para a Alemanha no fatídico 7 a 1.
O jogo
A partida foi bastante disputada, com a Croácia dando poucos espaços para o Brasil e conseguindo sair na criação de jogadas, sobretudo pelo lado direito com Juranovic ou com Modric recuando para armar. A Seleção Brasileira encontrou poucos espaços e parou no goleiro Livakovic ao longo dos 90 minutos.
Na prorrogação, brilhou a genialidade do craque do time: Neymar tabelou duas vezes, invadiu a área, driblou o goleiro e marcou o gol do 1 a 0 no fim do primeiro tempo da prorrogação. A Croácia seguiu lutando e empatou perto do fim da segunda etapa da prorrogação: Petkovic finalizou em cruzamento de Orsic, a bola desviou no joelho de Marquinhos e matou Alisson.
Com o resultado, a Croácia avançou para a semifinal da Copa do Mundo do Catar 2022.