Aparecida

Vacinação contra Influenza começa hoje, em Aparecida de Goiânia

35 postos de vacinação da cidade vão ofertar o imunizante que confere proteção contra a gripe

A Campanha de Vacinação contra a Influenza começa nesta quarta-feira, 5 abril, em Aparecida de Goiânia. Os  35 postos de vacinação da cidade vão ofertar o imunizante que confere proteção contra a gripe.

Qualquer pessoa dos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, poderá ser vacinada mediante a apresentação de documentos pessoais e comprovatórios da condição que a enquadre nos grupos.  A Campanha segue até o dia 31 de maio.

O início da vacinação contra a Influenza em Goiás estava previsto para a próxima semana, mas foi antecipado em decorrência do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza nas últimas semanas. A antecipação é uma recomendação da Secretaria Estadual de Saúde.

Quem pode ser vacinado

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, povos indígenas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade poderão ser vacinados durante a campanha.

Proteção que salva-vidas

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, convida toda a população dos grupos prioritários a comparecer nos postos quanto antes: “a imunização contra a gripe reduz os riscos de infecção, minimiza a carga viral e os sintomas e previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, internações e até mortes. Ao mesmo tempo, essa campanha também contribui para não haver superlotações nas nossas unidades de saúde”.

A coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro, lembra que a vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do calendário nacional: “inclusive, pode ser aplicada com a vacina bivalente contra a covid-19. As duas podem ser aplicadas simultaneamente”.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível. Os sinais e os sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves.

“Os quadros graves ocorrem com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Por isso, a Campanha ocorre junto aos grupos prioritários. Ao final, se possível, caso ainda tenha estoque, a vacinação é liberada para toda a população”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro.

Locais de vacinação

UBS Andrade Reis

UBS Colina Azul

UBS Jardim Riviera

UBS Independência Mansões

UBS Jardim Florença

UBS Tiradentes

UBS Veiga Jardim

UBS Papillon Park

UBS Mansões Paraíso

UBS Bairro Hilda

UBS Cruzeiro do Sul

UBS Bairro Cardoso

UBS Delfiore

UBS Jardim dos Ipês

UBS Alto Paraíso

UBS Bandeirantes

UBS Caraíbas

UBS Garavelo Park

UBS Campos Elísios

UBS Bairro Independência

UBS Boa Esperança

UBS Anhambi

UBS Rosa-dos-ventos

UBS Jardim Paraíso

UBS Jardim Olímpico

UBS Parque Trindade

UBS Santa Luzia

UBS Bela Vista

UBS Nova Olinda

UBS Retiro do Bosque

UBS Cândido de Queiroz

UBS Vila São Pedro

UBS Santo André

Central de Imunização

Maternidade Marlene Teixeira

Horário de funcionamento

A vacinação nas UBSs funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.

Leia a edição impressa

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo