BrasilEntretenimento
Tendência

Inclusão: goiano com deficiência conversa com vice-presidente da República sobre preconceito e soluções

Encontro está marcado para às 18h, no gabinete do ministro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

O influenciador digital e ativista goiano João Vitor de Paiva Bittencourt, de 22 anos, dedicado aos direitos das pessoas com deficiências e à luta contra o capacitismo, terá um encontro marcado com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira (24). O encontro ocorrerá às 18h, no gabinete do ministro, localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

João Vitor é estudante do quinto período de Educação Física na PUC-Goiás e recentemente ganhou destaque nas redes sociais ao compartilhar um vídeo sobre sua rotina na faculdade. O vídeo alcançou mais de 500 mil visualizações em apenas 24 horas, levando-o a ser tema de reportagens em rádios, televisões e jornais.

Atualmente, ele está utilizando sua popularidade para defender os direitos das pessoas com deficiências e combater o capacitismo, que se refere à discriminação e ao preconceito social direcionados a pessoas com qualquer tipo de deficiência.

Em sociedades capacitistas, a ausência de deficiência é considerada a norma, enquanto as pessoas com deficiência são vistas como exceções.

João Vitor já teve encontros com os senadores Romário e Jorge Kajuru, e agora terá a oportunidade de apresentar suas demandas ao vice-presidente. Ele afirma: “Desejo ser o porta-voz dessas pessoas que ainda sofrem discriminação e preconceito.”

Sucesso na internet

O jovem que não se diz portador da Síndrome de Down, mas sim, que tem a síndrome, estourou nas redes sociais com vídeos sobre a luta anticapacitista e contra o preconceito. Com mais de 26 mil seguidores no TikTok e 14 mil no Instagram, ele tem compartilhado sua rotina de autonomia e servido de inspiração por sua trajetória de superação.

Apaixonado por redes sociais, o jovem foca em vídeos curtos que mostram um pouco de sua rotina cheia de atividades. Pouco tempo após criar um perfil no TikTok viu seus vídeos viralizarem, e hoje a conta já reúne quase 80 mil likes.

João Vitor promete se dedicar ao TikTok, mostrando sua rotina na faculdade e falando sobre inclusão social de pessoas com singularidades, como ele.

@jvdepaiva

Bora comigo #educacaofisica #t21

♬ som original – João Vitor

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo