Santa Casa de Anápolis paralisa atividades não emergenciais por falta de recursos
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que possui um plano de auxílio para a instituição
A Santa Casa de Anápolis anunciou a paralisação de suas atividades não emergenciais devido à falta de medicamentos, materiais e equipe médica e multiprofissional, em comunicado nesta sexta-feira (26/05). A instituição, que é privada, depende dos repasses da prefeitura e do governo estadual para se manter em funcionamento.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que possui um plano de auxílio (cofinanciamento) para a instituição junto ao município. A pasta também afirmou que repassa valores financeiros para o município, destinados a diversos serviços oferecidos pela unidade.
A secretaria ressaltou que o acesso aos hospitais da rede estadual é feito por meio do Complexo Regulador Estadual. Caso seja necessário transferir pacientes, a solicitação deve ser feita pela Secretaria Municipal de Saúde no sistema de regulação de vagas.
Veja a íntegra da nota da Santa Casa de Anápolis:
Conforme notificado à Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis, mediante grave risco assistencial por insuficiência de medicamentos, materiais e equipe médica e multiprofissional, a Santa Casa de Anápolis informa que:
A partir das 00:00h do dia 26/05/2023 serão suspensos os serviços não-emergenciais no Pronto Atendimento Obstétrico.
Permanecem suspensos:
Admissões via Complexo Regulador Municipal;
Serviço ambulatorial de coleta de exames laboratoriais.
Reiteramos o nosso compromisso em oferecer um atendimento de qualidade e com segurança para os pacientes de Anápolis e região, e esperamos restabelecer os serviços o mais breve possível.
Veja a íntegra da nota da Secretaria Estadual de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) esclarece que possui junto ao município de Anápolis um plano de fortalecimento (cofinanciamento) para a Santa Casa de Anápolis. A SES repassa financeiramente valores para o município, para diversos serviços realizados na instituição, conforme precificação da produção e serviços ofertados. O município é responsável pelo repasse à Santa Casa.
A SES informa ainda que os repasses estão atualizados e em dia, e neste ano, já foram repassados R$4.567.597,69 para o Fundo Municipal de Saúde de Anápolis, para custeio da unidade hospitalar, sendo o último repasse realizado em 23 de maio de 2023 no valor de R$864.738,05.
A pasta esclarece ainda que os repasses destinados para a Santa Casa de Anápolis tem como objetivo fortalecer a Atenção Regionalizada, ampliando os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde na Região de Saúde Pireneus, composta por 10 municípios. A SES-GO também conta com outras dois hospitais próprios na região, sendo o Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo e o Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime, destinados aos atendimentos em média e alta complexidade.
Por fim, a SES-GO informa que o acesso aos hospitais da rede estadual acontece por meio do Complexo Regulador Estadual e, caso haja necessidade de transferência de pacientes, a SMS deverá fazer a solicitação no sistema de regulação de vagas.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp