EntretenimentoTurismoTurismo em Goiás
Tendência

Atrações turísticas para descobrir as maravilhas de Corumbá de Goiás

Com suas ruas charmosas e cenários deslumbrantes, é um destino perfeito para os amantes da natureza e para aqueles que desejam explorar o rico patrimônio cultural do Estado

Corumbá, localizada no coração do estado de Goiás, é uma cidade encantadora que oferece uma mistura única de história, cultura e belezas naturais. Com suas ruas charmosas e cenários deslumbrantes, é um destino perfeito para os amantes da natureza e para aqueles que desejam explorar o rico patrimônio cultural do Estado e do Brasil.

A cidade, localizada a cerca de 97 km de Goiânia, possui uma rica história que remonta aos tempos coloniais e está intimamente ligada à expansão do território goiano.

Corumbá de Goiás foi fundada em 1730, durante o período colonial do Brasil. Sua fundação foi resultado da expansão das bandeiras paulistas em busca de ouro e pedras preciosas.

De acordo com o IBGE, o município tem uma área de 1.062 km², sua população segundo dados Censo é de 10.361 habitantes.

Abaixo, separamos atrações turísticas imperdíveis em Corumbá, que proporcionam aos visitantes uma visão abrangente da cidade.

  • Centro Histórico: Comece sua jornada explorando o encantador Centro Histórico de Corumbá. Com ruas de paralelepípedos e casarões coloniais preservados, você poderá mergulhar na atmosfera do passado enquanto passeia por praças encantadoras e admirando a arquitetura local.
Casarão da Educação e Cultura – Centro de Corumbá (Foto: Acervo Iphan)

 

  • Igreja Nossa Senhora da Penha de França: A majestosa Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha é uma das principais atrações religiosas de Corumbá de Goiás. O conjunto arquitetônico constituído pela Igreja e os bens edificados que a envolvem foi tombado pelo Iphan, em 2000. A formação do povoado de Corumbá de Goiás remonta à mineração do ouro no Estado de Goiás, durante o século XVIII, após a Guerra dos Emboabas na região das Minas Gerais e a expulsão dos paulistas da área. Por volta de 1725, iniciaram-se as expedições rumo ao interior em busca de novas áreas de mineração.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha (Foto: Acervo Iphan)

 

  • Cachoeira do Salto Corumbá: A natureza exuberante de Corumbá se revela na Cachoeira do Salto Corumbá com 50m de queda d’água. Localizada em uma área de preservação ambiental, esta bela cachoeira oferece uma paisagem deslumbrante, trilhas para caminhada e piscinas naturais para se refrescar.
Cachoeira Salto de Corumbá (Foto: reprodução site oficial)

 

  • O Lago Corumbá IV cobre municípios como Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Alexânia, Abadiânia, Silvânia, Novo Gama e Corumbá de Goiás. É um dos principais atrativos turísticos da região e oferece uma ampla variedade de atividades aquáticas, como esportes náuticos, pesca e banhos. Além disso, possui um belo visual e é um ótimo local para relaxar nos fins de semana ou nas férias.
(Foto: reprodução Escarpas Eco Parque)

 

  • Cine Teatro Esmeralda é uma das preciosidades culturais e arquitetônicas da Corumbá de Goiás. Localizado no centro histórico da cidade, o Cine Teatro Esmeralda é um marco importante da história local. Trata-se do primeiro teatro da cidade, construído em 1939, ainda em atividade. Possui palco em formato italiano e capacidade para 140 pessoas e também integra o Núcleo Tombado de Corumbá pelo Iphan.
(Foto: reprodução Facebook oficial)

 

  • Cachoeira do Ouro: o complexo de cachoeiras conhecido como Salto de Corumbá, localizado no município fica a 123km de Goiânia. Uma das atrações é a Cachoeira do Ouro, bem próximo da entrada do complexo. Exbuerante, possui uma grande piscina natural e com uma boa vista da região.
(Foto: reprodução blog Across the Universe)

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo