Lula vem a Goiás para inaugurar trecho da Ferrovia Norte Sul
Presidente irá para região eleitoralmente oposicionista em aceno ao agronegócio
O ex-presidente Lula estará em Goiás para participar da cerimônia de inauguração da Ferrovia Norte-Sul em Rio Verde e poderá participar da inauguração do Anel Viário de Jataí, na próxima sexta-feira, 16. Esta será a primeira visita do presidente a Goiás após a posse em janeiro deste ano.
Nas duas cidades, o atual presidente perdeu nas urnas. Em Rio Verde, Jair Bolsonaro, do PL, obteve 55,56% dos votos válidos no primeiro turno e liderou com 61,90% dos votos válidos no segundo turno. Em Jataí, o ex-presidente ganhou com 56,97% dos votos válidos e no segundo turno obteve 62,83% dos votos válidos.
A região é destaque nacional na produção agrícola, com destaque para o cultivo de soja. O agronegócio foi um dos segmentos que mais se opôs à candidatura de Lula e apoiou e financiou não apenas a candidatura de Jair Bolsonaro, mas também os protestos em frente aos quartéis que ocorreram em todo o país após as eleições.
Historicamente, a visita de Lula à região é importante por dois motivos. O primeiro é mais uma tentativa de aproximação do presidente com o agronegócio, que continua resistente à sua administração. Além disso, a construção do modal ferroviário estava em andamento há 36 anos. A conclusão do último trecho em Goiás, com cerca de 50 quilômetros, permitirá o escoamento mais eficiente dos produtos do estado para as regiões norte e sudeste do Brasil. Prevê-se que a operação da ferrovia tenha início ainda neste semestre.
Há expectativa da presença do Governador Ronaldo Caiado (UB) para receber o presidente, porém não há nenhuma confirmação oficial de agenda.
Agro goiano defende diálogo com presidente
Em uma entrevista concedida no início de maio ao Diário de Goiás, José Mário Schreiner, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), defendeu que o setor produtivo e agropecuário, deixe de lado as questões eleitorais e concentre-se em abordar “pautas definidas” com o atual Governo Federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Schreiner, que também apoiou Bolsonaro, enfatizou a importância do diálogo com o governo petista. Na ocasião, ele disse que independentemente de ideologia ou posição política, seja de esquerda, direita, extrema-esquerda ou extrema-direita, os setores precisam dialogar com o governo. Ele pontuou ainda que tanto a Faeg quanto a Confederação Nacional de Agricultura, da qual é vice-presidente, mantêm uma discussão regular com o governo.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.