Goiás

Detran inaugura Central de Monitoramento de aulas práticas e teóricas

A finalidade é fiscalizar e aprimorar o processo de formação de condutores, além de coibir fraudes

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) inaugurou, nesta terça-feira (27), a Central de Monitoramento das aulas práticas e teóricas. A sala conta com 15 telas que permitem acompanhar as aulas dos cursos de formação de condutores em todo o Estado.

Diariamente, são ministradas mais de oito mil aulas. Estima-se que em Goiás sejam realizadas 7.300 aulas práticas por dia, sendo 5.800 para categorias de 4 rodas e 1.500 para duas rodas. Além disso, são ministradas 723 aulas teóricas online por dia. A finalidade é fiscalizar e aprimorar o processo de formação de condutores, além de coibir fraudes.

Anteriormente, o Detran-GO realizava o monitoramento por amostragem, com apenas um servidor responsável. Agora, a fiscalização será intensificada com a presença de 23 servidores.

Durante a coletiva, o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, apresentou imagens de irregularidades detectadas pela autarquia. Entre elas, uma aula em que não havia nem aluno nem instrutor no veículo, apesar de ter sido validada. Também foram mostradas imagens de um curso teórico em que alunos e instrutores utilizaram fotografias em frente à câmera para validar a aula, em vez de fotografar seus rostos.

A Central de Monitoramento verificará o cumprimento das cargas horárias previstas em legislação para os cursos teóricos e práticos de habilitação, bem como cursos de reciclagem e especializados. Também será garantida a aplicação do conteúdo obrigatório para cada modalidade.

Segundo o presidente do Detran-GO, a sala de monitoramento eletrônico é inovadora e auxiliará no combate às fraudes no processo de formação de condutores.  “Temos muitos profissionais e empresas sérias nesse ramo. Então vamos chamar esses infratores para o diálogo. Caso não resolva, tomaremos as medidas necessárias”, diz o presidente.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo