Mariano empossa oficialmente sete novos secretários municipais e deve continuar mexendo
Fernanda Cappellesso
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriotas), realizou uma cerimônia ontem (3), para empossar sete novos secretários municipais, dando andamento à reforma na gestão que era esperada desde o final de março, com a intenção de colocar definitivamente a marca dele na administração. O atual prefeito era vice na gestão de Gustavo Mendanha que deixou o cargo para concorrer ao governo nas eleições passadas.
Alguns nomes já haviam sido nomeados, com o é o caso de Valéria Pettersen, que assumiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma); Pollyana Oliveira Borges, que assumiu a Secretaria de Governo; e Cláudio Everson, que será responsável pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais. Outros nomes, como o de Roberto Hidasi (PP), que assumiu a função de secretário de Habitação no município, já tinham sido confirmados por integrantes do primeiro escalão do município.
Na sexta-feira, 30, a grande notícia da cidade no que dizia respeito ao campo político, era a confirmação do nome de Davi Mendanha para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), conforme o Diário de Aparecida publicou na edição de ontem.
No final da tarde de segunda, Vilmar Mariano finalizou esta parte da reforma ao oficializar os nomes de Valéria Pettersen no Meio Ambiente; Cláudio Everson na Relações Institucionais; Avelino Marinho na SMTA; Davi Mendanha no Desenvolvimento Urbano; Chanter Lane Pereira de Almeida na Ação Integrada; Marcos Alcântara na Cultura; e Roberto Hidasi na Habitação.
Ainda há a expectativa de novos anúncios nos próximos dias já que nomes como Poliana Borges, nomeada no dia 13 de junho para a Secretaria de Governo, e Julio Cezar, secretário de Planejamento e Regulação Urbana, ainda estão exercendo funções como interinos.
Perfil dos empossados
Roberto Hidasi (Educação): Roberto Hidasi é advogado, especialista em Processo de Trabalho e Direito do Trabalho e também em Direito Administrativo. É membro titular do Fórum Permanente do Meio Ambiente do Estado de Goiás e também membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB- Goiás.
Valéria Pettersen (Meio Ambiente): Valéria Pettersen é pedagoga pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e mestranda em Ciências da Educação pelo Centro Universitário Alfredo Nasser. Em sua carreira profissional no poder público, já esteve na função de secretária municipal das pastas de Projetos e Captação de Recursos e de Educação, Cultura e Turismo em Aparecida de Goiânia nas gestões do ex-prefeito Maguito Vilela e do prefeito Gustavo Mendanha. Em 2020, se elegeu vereadora por Aparecida com 2.523 votos. Logo após as eleições aceitou convite do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e virou Secretária de Relações Institucionais por 1 ano e 9 meses. Voltou à Câmara em dezembro de 2022 e depois se licenciou para assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Claudio Everson (Relações Institucionais): Cláudio Everson é formado em administração pelo Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) com mestrado pela Faculdade de Brasília em desenvolvimento regional. Acumula experiência como professor, gerente de RH coordenador administrativo de pós-graduação, coordenador administrativo e pró-reitor de atendimento ao aluno. Claudio Everson é membro da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia há 16 anos. Já foi vereador, atuou como diretor na Prefeitura de Aparecida e também é ex-secretário de Meio Ambiente.
Avelino Marinho (Trânsito e Transporte): Servidor efetivo e suplente de vereador pelo Republicanos, com 2,9 mil votos, ele também é pastor da Igreja Assembleia de Deus Ministério Esperança, liderada pelo pastor Romeu Ivo, com quem Marinho tem forte ligação. Avelino já esteve secretário da SMTA e volta ao cargo por nomeação do prefeito Vilmar Mariano. Na administração municipal, foi secretário de Cultura e fomentou atividades culturais no município. Por último, esteve à frente da Secretaria de Ação Integrada – pasta que coordenou as festividades e comemorações do centenário de Aparecida.
Davi Mendanha (Desenvolvimento Urbano): Advogado, Davi Mendanha, indicado pelo MDB, já esteve lotado na secretaria executiva de Segurança Institucional, foi procurador-geral da Câmara de Aparecida de Goiânia até 2019, tendo atuado sob a presidência do ex-vereador e atual prefeito Vilmar Mariano. Também já atuou como secretário interino de Relações Institucionais de Aparecida de Goiânia.
Chanter Lane Pereira de Almeida (Ação Integrada): Vai substituir Avelino Marinho, que era secretário interino. Ele já foi candidato a deputado pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB).
Marcos Alcântara (Cultura): O novo secretário vai assumir a pasta de Cultura. Até o fechamento da edição, o Diário de Aparecida não teve acesso a biografia e foto do novo secretário.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.