Goiás
Tendência

Vazão do Rio Meia Ponte entra em nível de alerta

Atualmente, a vazão média está registrada em 7.983 litros por segundo

A vazão do Rio Meia Ponte atingiu o nível de alerta, de acordo com o painel de monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Atualmente, a vazão média está registrada em 7.983 litros por segundo, conforme o último levantamento realizado às 18h desta quinta-feira (3).

O painel também aponta que já se passaram 51 dias sem chuvas na nascente do rio, que é crucial para o abastecimento hídrico de Goiânia e das cidades da região Metropolitana. A baixa vazão do Rio Meia Ponte é uma situação recorrente no período de estiagem, que normalmente ocorre entre maio e outubro em Goiás. Outros mananciais no estado também são afetados.

Embora preocupante, a situação ainda é melhor do que no ano passado, quando a vazão estava cerca de mil litros por segundo menor. 

O Governo Estadual alerta para o uso racional da água e a conscientização da população para evitar desperdícios. Estão em desenvolvimento campanhas de orientação para o uso consciente da água, além de ações para preservação e recuperação de afluentes em todo o estado.

Leia a nossa edição impessa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo