Em uma entrevista exclusiva para a equipe do Diário de Aparecida, realizada na semana passada, o prefeito Vilmar Mariano (Patriota) destacou a priorização dos investimentos em saúde em sua gestão e falou sobre reformas em Unidades Básicas de Saúde e melhoria no atendimento de saúde pública da cidade. Nesta segunda-feira, 7 de agosto, a gestão, comandada por ele, lança o “Projeto Supra”, que busca combate ao infarto em Aparecida. A cerimônia de lançamento será, às 10h30, no auditório do Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP).
A ação será realizada pela Prefeitura Municipal, em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e a empresa Atrys. A ação inovadora ao introduz uma linha de cuidados emergenciais destinada aos pacientes com infarto agudo do miocárdio.
O cerne do “Projeto Supra” envolve a rápida identificação de pacientes com suspeitas de infarto nas UPA´s, Cais e SAMU. Esta linha de cuidados inclui a execução de eletrocardiogramas, que se beneficiam de uma avançada plataforma de telemedicina com inteligência artificial (IA) para diagnosticar infartos. Esses diagnósticos são, então, validados remotamente por cardiologistas do Einstein e, se necessário, os pacientes são encaminhados ao HMAP para procedimentos mais detalhados, tudo dentro de um prazo de 90 minutos.
Destinado a pacientes com síndrome coronariana aguda com supradesnível do segmento ST, o projeto busca otimizar a velocidade de diagnóstico e tratamento. A abordagem direcionada é crucial, visto que este tipo de infarto requer uma intervenção imediata para minimizar riscos fatais e complicações. A experiência e diretrizes do Einstein foram integradas no desenvolvimento de todos os protocolos do projeto.
Com entusiasmo, o prefeito Vilmar Mariano ressalta: “É uma imensa conquista para Aparecida ter o apoio e expertise do Einstein neste programa. O nosso objetivo é sempre cuidar da nossa gente e, com este projeto, estaremos atendendo aqueles que enfrentam ataques cardíacos de maneira rápida e eficiente. Acredito que esta iniciativa salvará inúmeras vidas!”
Entenda Melhor a Doença
O infarto resulta da interrupção abrupta do fluxo sanguíneo para o coração, causando danos ao músculo cardíaco. Os sintomas mais comuns são dores no peito, que podem se estender para as costas, face e braços. O diagnóstico é feito através do quadro clínico e eletrocardiograma. Estatísticas do Ministério da Saúde indicam que o Infarto Agudo do Miocárdio é a principal causa de óbitos no Brasil, com uma estimativa de 300 a 400 mil casos por ano.
Leia a edição impressa em nosso site. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.