No último dia 6 de setembro, o governador Ronaldo Caiado decretou estado de emergência em Goiás devido aos altos riscos de incêndios florestais. A medida visa prevenir e combater os incêndios que costumam aumentar durante o período de estiagem.
O decreto publicado no Diário Oficial autoriza os órgãos que fazem parte do Comitê Estadual de Gestão de Incêndios Florestais a adotarem todas as medidas necessárias para prevenção e combate aos incêndios. Isso inclui a possibilidade de adquirir ou contratar serviços sem licitação, além da autorização para a contratação por prazo indeterminado, visando atender às necessidades temporárias de excepcional interesse público.
Uma das principais determinações é a suspensão do uso do fogo em vegetação, exceto quando há autorização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Essa medida visa evitar a propagação dos incêndios e proteger as áreas naturais do estado.
Além disso, o decreto também solicita a realização de ações de publicidade e campanhas para conscientizar a população sobre os riscos do uso do fogo para limpeza de lotes e terrenos durante essa época do ano. A falta de cuidado e o uso indiscriminado do fogo podem resultar em incêndios de grandes proporções, colocando em risco a fauna, a flora e até mesmo a vida das pessoas.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.